Infrator ‘perde’ quatro pontos e ‘ganha’ multa de R$ 85,13

Nestes primeiros 30 dias do ano mais de 470 pessoas já foram multadas em Mato Grosso do Sul por falar no celular ao volante. Os números parecem absurdas, mas uma simples ‘olhadinha’ no celular para checar alguma mensagem ou olhar uma rede social pode ser fatal.

Segundo especialistas em trânsito, a distração faz as pessoas desviarem a atenção em aproximadamente 23 segundos. Para um carro a 60 km/h, isso representa 380 metros de percurso. Para um veículo a 100 km/h, são aproximadamente 600 metros sem prestar atenção na via.

Pesquisa divulgada no ano passado pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, mostra ainda que o tempo de reação do motorista que faz uso do aparelho enquanto dirige cai em 35% em média, sendo assim a chance de colisão aumenta em até 23 vezes.

Campanha #nãotecleedirija: Detran alerta motoristas sobre risco de usar celular no volanteAinda conforme dados do Detran-MS, no ano de 2015 21.542 mil pessoas foram multas por cometendo esta infração. Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), um infrator que conversa ao celular (mesmo pelo fone ou viva-voz) comete uma infração média, perde 04 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), e é multado em R$ 85,13.

Para o diretor-presidente do Detran-MS Gerson Claro, celular e direção são uma mistura tão perigosa quanto conduzir um veículo alcoolizado. “Para dirigir precisamos de atenção, concentração e reflexo. Quando atendemos ou mexemos no celular comprometemos essas funções, pois estamos desviando a nossa atenção, aumentando o risco de causarmos acidentes de trânsito; e esses sentidos são os mesmos afetados quando o motorista está sob efeito de álcool”, lembra.