Bloomberg inclui cidade de MS entre as 20 mais inovadoras da América Latina

Entidade premia cidades com soluções inteligentes

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Entidade premia cidades com soluções inteligentes

Corumbá foi incluída na lista dos 20 melhores projetos de soluções inteligentes da América Latina, feita pela entidade Bloomberg Philantropies, que premia com 5 milhões de dólares a Prefeitura com a melhor ideia inovadora para resolução de problemas sociais, além de mais 1 milhão para as outras quatro primeiras. O prêmio envolveu 290 cidades inscritas.

O município, a 425 km de Campo Grande, é um dos cinco brasileiros presentes entre os finalistas, sendo eles Barueri (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro e São Paulo, além da cidade branca. Corumbá foi inclusa por um projeto que visa combater a degradação ambiental causada por descarte inadequado de minérios, reaproveitando os rejeitos para fabricar materiais de construção como tijolos, manilhas e lajotas.

Em entrevista ao Jornal Midiamax, a vice-prefeita Márcia Rolon (PT) afirma que “a ideia é criar a fábrica”. Ela considera que uma das principais contribuições é levar o projeto a outros lugares do mundo. “O mundo caminha para buscar soluções inovadoras para problemas habituais e nós temos a oportunidade de criar essas soluções, e o impacto maior é que pode ser replicada no mundo”, conclui.

O projeto visa utilizar os materiais reaproveitados para construir casas e instalações públicas, como bancos de praças. Márcia afirma, ainda, que a Prefeitura de Corumbá deve, ainda, participar de um encontro na Colômbia, sobre ideias para soluções para problemas sociais e ambientais. “Vamos participar de um encontro de ideias, com várias cidades”.

De acordo com os coordenadores do concurso, o resultado final será anunciado no final deste ano de 2016.

Conteúdos relacionados