Quem remover, podar ou danificar árvores de vias públicas está sujeito a multas

A queda de uma árvore, de cerca de 30 anos, assustou o morador do bairro Recanto dos Rouxinóis, Caio César Alves dos Santos, 30 anos, assistente administrativo, na noite desta segunda-feira (25). Ele diz que por volta das 21 horas, quando estava dando janta para a filha, ouviu um estrondo e se preparou para ver a árvore cair em cima de sua casa. “Abracei minha filha e me preparei para ver cair. Quando sai para fora que vi que a árvore era a do lado senti um alívio”, diz

O assistente administrativo explica que já sabia que algum momento isso iria acontecer. Ele mesmo já solicitou por mais de uma vez, tanto para a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), quanto para a Energisa, que podassem a árvore. Já que o risco de queda era iminente. “Pedi três vezes na Semadur e duas na Energisa. São várias árvores na mesma situação, algumas estão mortas, com o tronco ressacado, outras não. Ontem caiu uma no temporal. A minha sorte é que caiu a árvore da esquina. Mas se cair alguma outra pega na minha casa”, informa.

Segundo ele, os próprios guardas municipais, o Corpo de Bombeiros e a Energisa, que atenderam a ocorrência, disseram que as árvores apresentam risco. “Eles disseram que está perigoso e me questionaram porquê não foi podada. Na mesma hora eu falei: eu que pergunto. E informe que podaram as árvores da rua lateral e as da minha rua não”, diz.

Apesar do alerta, de todos, ninguém se prontificou a podar as árvores. “Disseram que não poderiam fazer na hora. Que tem que abrir solicitação”, explica.

Empurra-empurra

Outro problema, segundo o morador, e o jogo de empurra-empurra entre a concessionária de energia e a Semadur. “A Energisa diz que não pode fazer a poda porque as árvores não estão pegando nos fios. Falam que é trabalho da Prefeitura. A Semadur fala que não pode podar porquê está perto dos fios. Fica nesse jogo de empurra-empurra”, diz.

Sem energia

Além do usto, a queda causou a falta de energia durante toda a noite até a madrugada. Caio explica que por volta da uma hora, as equipes chegaram e começaram a remover o entulho e a consertar os fio. A energia só foi reestabelecida às 2 horas da manhã.

Poda Legal

A assessoria de imprensa da Prefeitura informa que qualquer iniciativa que afete árvores de passeio, praças ou parques exigem autorização. Para remover ou podar árvores é preciso se dirigir até a Central de Atendimento da PMCG, localizada na Rua Marechal Cândido Mariano Rondom, n. 2655, em frente a Maternidade Cândido Mariano, munido dos documentos pessoais e da localização precisa das árvores. Quem remover, podar ou danificar árvores de vias públicas estará sujeito a multas.

Quanto a solicitação não atendida, a Prefeitura está verificando o caso.

A Energisa não respondeu a solicitação até a publicação da matéria.