Aparecida do Taboado, terra dos 60 dias apaixonado faz aniversário: veja curiosidades

Confira cinco curiosidades sobre a cidade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Confira cinco curiosidades sobre a cidade

Nesta quarta-feira (28), Aparecida do Taboado, a 457 quilômetros de Campo Grande, completa aniversário de 68 anos. A cidade é localizada na região leste do Estado, na junção dos rios Paranaíba e Grande, formando o rio Paraná. 

Antes da divisão do Estado, tinha o título de “Princesinha de Mato Grosso” e atualmente, é chamada de “Princesinha de Mato Grosso do Sul”.

Foi eternizada na voz de Chitãozinho e Xororó, como a cidade dos 60 dias apaixonado, e mesmo quem não conhece a música inteira, sabe pelo menos um pedacinho: 

“Viajando pra Mato Grosso, Aparecida do Taboado
Eu conheci uma morena que me deixou amarrado
Deixei a linda pequena, por Deus, confesso desconsolado
Mudei meu jeito de ser, bebendo pra esquecer os 60 dias apaixonado”

1. 60 dias Apaixonado
A música ’60 dias Apaixonado’ é conhecida voz da dupla Xitãozinho e Xororó, mas é na verdade, uma composição de Constantino Mendes, que morreu em janeiro de 2014. A música é fruto de uma parceria com outro compositor e amigo, Darcy Rossi. 

2. População
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Aparecida do Taboado possui população de estimada de 24.745 habitantes.

3. Nome
Aparecida é uma homenagem do fundador, Antônio Leandro de Menezes, que fez uma promessa a Nossa Senhora Aparecida para a cura de um filho doente e doou terreno para a elevação de uma cidade, e foi construída uma capela na atual praça da Igreja Matriz do município em devoção à padroeira. Taboado vem de um antigo porto às margens do rio Paraná que tinha muitas taboas, uma vegetação comum em áreas alagadas do cerrado.Aparecida do Taboado, terra dos 60 dias apaixonado faz aniversário: veja curiosidades

4. Festa do Peão
Durante os dias da Festa do Peão de Boiadeiro de Aparecida do Taboado, que ocorre no final do mês de abril, inicio de maio, a Praça do Santuário é tomada pela população.

5. Usina de Ilha Solteira
Com a construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira formou-se um grande lago, atração turística para prática de esportes náuticos. Há praias de água doce às margens do Rio Paraná e de seus afluentes.

Conteúdos relacionados