Assembleia para decidir greve será feita hoje

Agentes comunitários de saúde não receberam a gratificação, prometida pela prefeitura no mês passado, pela realização de mutirões de combate ao . Além disso, ao contrário de outros servidores municipais, não foi apresentada nenhuma proposta de reajuste salarial para a categoria. Uma assembleia para decidir indicativo de greve dos agentes vai ser realizada hoje, às 18h30, no (Sindicato dos Servidores Municipais de Mato Grosso do Sul).

No dia 29 de março, foi autorizado pelo prefeito Alcides Bernal (PP) o pagamento de incentivo à produtividade aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, no valor de R$ 1.014,00 (um mil e quatorze reais). O valor seria dividido em três parcelas, cada uma de R$ 338, pagos nos meses de março, abril e maio.

Graças aos mutirões de combate ao Aedes e outras ações na saúde, casos caíram quase 90% desde o início do ano: se em janeiro eram 311,67 casos ao dia, em março foram 43,12, ou seja, 268 casos a menos. Porém, os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias não receberam nenhum valor referente ao serviço.

Uma funcionária, que pediu para não se identificar, disse que o problema persiste desde o ano passado. “Ano passado nós fazemos o mesmo mutirão e não nos pagaram. Então nos paralisamos esse mutirão porque não era epidemia. Mas neste ano, como é epidemia, eles solicitaram de novo, se comprometendo a pagar. Falaram que a administração é outra e dessa vez ia ser diferente, mas até agora nada. E tanto o serviço foi bem feito que baixou o número de focos, né?”, diz.

De acordo com o presidente do Sisem, Marcos Tabosa, os agentes foram alertados pelo sindicato para não realizarem os mutirões, visto que poderiam não receber ou atrasar o pagamento. Segundo ele, já foram encaminhadas as propostas da categoria para o executivo, mas não foi apresentada nenhuma contraproposta. “A categoria solicita recomposição da infração na tabela, 50% de bolsa alimentação, 100% na produtividade SUS e pagamento de insalubridade. Essas são as principais reivindicações”, aponta.

A prefeitura não se manifestou sobre o assunto até o fechamento da reportagem.

Serviço – O Sisem fica na Rua Otaviano de Souza, 58, no bairro Monte Líbano. Mais informações sobre a assembleia no número: 3222-6534

(Com supervisão de Mayara Sá)