Advogado de Campo Grande espera há 7 dias portabilidade da GVT para Net
Usuário pediu mudança da GVT para Net
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Usuário pediu mudança da GVT para Net
A portabilidade já é lei. Mas, muitos consumidores ‘passam raiva’ na hora da mudança. É o caso de Edson Caohl Junior, que está há duas semanas esperando a portabilidade de linhas de telefone fixo de seu escritório de advogacia, em Campo Grande.
“Pedi a portabilidade de três linhas fixas da GVT para Net há duas semanas, mas até agora estou esperando. Já faz uma semana que estou sem telefone na empresa. É complicado meus funcionários estão sem trabalhar, praticamente. Na verdade tive que contratar serviço Voip, porque trabalhamos com call center”, explica Edson.
O advogado disse que trocou de operadora e ainda contratou mais duas linhas e Internet 60 MB. Segundo Edson, técnicos já foram na empresa, mas com ordens de serviço diferente da que ele pediu. “Chegaram aqui, primeiro dizendo que iam migrar duas linhas, depois chegaram com ordem de serviço para cancelar”, afirma.
Edson disse que já fez várias reclamações a operadora Net, mas ainda não teve resposta. “Primeiro disseram que até sexta as linhas estariam funcionando, depois deram um novo prazo e disseram que na segunda resolveriam. Enquanto isso, estou esperando. Se não resolverem isso logo, vou com meus operadores para a frente da empresa e também não vamos deixar eles trabalharem”, ameaça.
A portabilidade numérica, instituída pela Resolução nº 460, de 19 de março de 2007, é a facilidade que possibilita a todos os clientes de serviços de telefonia fixa e móvel manter seu número do telefone (código de acesso), independentemente da operadora a que esteja vinculado.
De acordo com a superintendente do Procon/MS, Rosimeire Cecília da Costa, a resolução “atendeu um clamor da população, principalmente, para quem tem comércio”. Por isso, é tão benéfica, “troca de operadora e o número fica o mesmo”.
Atualmente não há muitas reclamações no Estado de portabilidade. “Quando passou a funcionar, em 2007, eram vários casos, mas diminuíram bastante”, pontua a superintendente.
A equipe de reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a Net, que informou que está acompanhando o caso e permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Como funciona e onde reclamar?
Quando for pedir a portabilidade, o usuário deve procurar a empresa que quer migrar. Exemplo: sair da GVT para Net, procurar a Net para a portabilidade.
O período para a portabilidade é de até cinco dias úteis. Se o consumidor não conseguir a migração, ou se sentir prejudicado, basta procurar a empresa, e também pode registrar reclamação no Procon/MS.
“O consumidor precisa avaliar antes a empresa. Ver se vale a pena. Se fez a mudança e teve problemas procurar o Procon e registrar queixa”, cita a superintendente do Procon/MS, Rosimeire da Costa.
Em Campo Grande, o órgão funciona na Rua 13 de Junho, 930, Centro. O consumidor também pode ligar no 151.
Para consultar sobre a empresa, o consumidor pode entrar no site do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), que disponibiliza dados de reclamações contra as empresas.
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