9º dígito nos celulares de MS: aplicativos ajudam a fazer mudança

Mudança passa a valer a partir deste domingo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mudança passa a valer a partir deste domingo

A partir deste domingo (29), os números de celulares com DDD entre 61 e 69 receberão um nono dígito, de número 9, para ampliar as combinações de números disponíveis. Em Mato Grosso do Sul, os números de DDD 67 também sofrerão a mudança. Para fazer essas alterações sem dor de cabeça, alguns aplicativos podem ser bem úteis.

Um deles, o “9d+”, é um aplicativo gratuito para download em celulares smartphones do Sistema Android. O aplicativo é pago para quem usa o iOS, da Apple. O app já vem com suporte para a mudança a partir do dia 29 de maio. Veja nas imagens abaixo como funciona o utilitário.

Depois de fazer o download, abra o aplicativo e marque a opção “Adicionar dígito a números sem DDD”. Dessa forma, mesmo os contatos da sua agenda que não possuem DDD salvo receberão o nono dígito. Em seguida, é só tocar no botão “Atualizar” e depois em “Substituir” para que os antigos contatos de oito dígitos sejam substituídos.

Uma opção gratuita para usuários de celulares Apple é o app “9º Dígito Leutrocon”, que está disponível para download na Apple Store. O aplicativo atende a todas as operadoras, e permite ao usuário relacionar os números que serão modificados e adicionar DDD automaticamente.

Entenda o cronograma – Apesar dos números de nove dígitos já estarem valendo, as ligações com os números antigos poderão sem completadas até 5 de setembro. O usuário que efetuar ligações com oito dígitos até 7 de junho terá suas chamadas completadas normalmente.

A partir do dia 8 de junho, até o dia 5 de setembro, toda vez que o usuário dicar um número de oito algarismo ainda irá ouvir uma mensagem, alertando sobre a mudança. Só depois desse período é que as ligações terão que obrigatoriamente incluir o dígito nove à esquerda.

Conteúdos relacionados