No Coophatrabalho, ruas ficaram alagadas e sete casas foram destelhadas

A chuva que caiu nesse domingo (31) em deixou rastros de destruição pela cidade. Um dos bairros mais prejudicados foi o Coophatrabalho, na região oeste da Capital, onde ruas foram alagadas e sete casas destelhadas. No início da manhã desta segunda-feira (1º), os moradores ainda estavam analisando os estragos.

O aposentado, Odair José de Lima, de 64 anos, que mora na Rua Pindo, afirma que metade da casa foi destelhada. “O vento estava muito forte, parecia com um redemoinho e destelhou grande parte da minha casa. Um toco que veio com o vento bateu na parede da casa, quebrou o telhado e um pedaço da parede. Levei um susto porque chegou levando tudo”, relata.

Irineu José, de 71 anos, que mora na Avenida Florestal, também teve parte da casa destelhada. “O vento levou as telhas do meu quarto. Molhou, meu colchão, minhas roupas, tudo que estava lá. O vento veio como um redemoinho, muito forte. Foi a primeira vez que isso aconteceu na minha casa”, recorda ainda assustado.

A aposentada, Ieda Cruz de Campos, de 64 anos, mora na Rua Aldagro, que ficou alagada por conta da chuva, diz que comprou a residência há 33 anos e assegura que o problema é antigo. “Sempre foi assim. Já troquei vários guarda-roupas e colchões por causa disso. Ontem a água cobriu toda a rua, fiquei com medo e cuidando pela janela”.

A moradora Elza Vera, de 65 anos, que mora há 30 anos na Rua Tipuana, onde também houve alagamento, fala que ficou assustada. “Fiquei com medo, não tenho sossego, quando chove não durmo direito. Já perdi máquina de lavar, televisão, vários móveis e eletrodomésticos. O psicológico vai embora nessa hora. Já foram feitas várias reclamações, mas a Prefeitura alega, que tem muitos bairros assim e que vai arrumar”, destaca.

O alagamento chamou a atenção da vereadora Luiza Ribeiro (PPS), que chegou a postar em sua página no facebook, um vídeo gravado por um dos moradores do bairro. As imagens foram feitas nas ruas Tipuana e Aldagro, que cruzam a Avenida Florestal. Na publicação, ela afirma que os problemas no bairro se agravaram “depois de obras de asfalto sem saneamento terem sido feitas nos bairros acima da Coophatrabalho”.

Luiza diz ainda que o problema resultou em uma ação judicial, que segundo ela, em 2014 condenou o município a tomar as providências para acabar com os alagamentos. No comentário, a vereadora ainda frisa: “mesmo notificada e mobilizada pelos moradores, a Secretaria de Obras do Município não iniciou as obras”.

Além do alagamento de ruas no Coophatrabalho, a chuva provocou outros estragos pela cidade, conforme foi relatado por diversos leitores do Jornal Midiamax, como a queda de uma árvore de aproximadamente seis metros na Rua São Paulo, na região central da cidade. O incidente provocou estragos em portão, calçada e rede de baixa tensão.

Conforme a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, em um período de dez horas, a chuva atingiu 55 milímetros e foram atendidas três ocorrências, uma delas, também no Coophatrabalho, onde sete casas foram destelhadas na Rua Pindo. Os moradores receberam lonas e foram orientados sobre como proceder nessas circunstâncias.

De acordo com as orientações, em casos de alagamentos, enxurradas e destelhamentos, a população deve buscar abrigo em local seguro e longe de redes de energia elétrica, além disso, a população foi advertida sobre a importância em acionar a Defesa Civil e/ou Corpo de Bombeiros.

A Defesa Civil informa ainda que houve alagamento do Córrego Serradinho, na Avenida Capibaribe, no Jardim Petrópilos e que a equipe foi acionada para fazer a sinalização da via pública. A chuva também provocou enxurrada no prolongamento da Avenida Ernesto Geisel. No local foram encontrados entulhos de obras que estão sendo realizadas na região e também foi necessário sinalizar a área.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) o tempo fica parcialmente nublado e com névoa úmida em todo o Estado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, principalmente, no centro-norte. Os termômetros devem registrar mínima de 14ºC e máxima de 29ºC.

Conforme a previsão do tempo, nesta segunda-feira, pode chover a qualquer hora do dia em Campo Grande e a temperatura varia entre 17ºC e 24ºC.

 


Clique aqui para assistir ao vídeo.