Pular para o conteúdo
Cotidiano

Tribunal de Justiça concede aposentadoria por invalidez a trabalhador rural em MS

Trabalhador sofreu amputação em acidente de trabalho
Arquivo -

Trabalhador sofreu amputação em acidente de trabalho

Os desembargadores da 3ª Câmara Cível, por maioria, deram provimento a recurso interposto por J.S.T. contra sentença proferida nos autos de ação para a concessão de benefício previdenciário que promove em face do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Alega que o laudo pericial constata que está incapacitado para exercer funções laborativas e sustenta que exercia a profissão de trabalhador rural polivalente, que exige esforço físico e que, em razão do acidente de trabalho sofrido, está incapacitado de exercer seu trabalho, devendo ser concedido o benefício auxílio-doença acidentário ou aposentadoria por invalidez decorrente de acidente de trabalho. O acidente aconteceu em , a 470 quilômetros da Capital.

A decisão

O relator do processo explica que na forma do art. 18 da Lei nº 8.213/91, o regime geral de Previdência Social engloba prestações referentes a aposentadorias, pensões, auxílio-acidente, auxílio-doença, entre outros, inclusive em decorrência de eventos oriundos de acidente do trabalho, expressas em benefícios e serviços.

De acordo com o desembargador, o perito judicial atestou que J.S.T. sofreu amputação traumática dos 2º, 3º, 4º e 5º dedos da mão esquerda, decorrente do acidente de trabalho, havendo redução de aproximadamente 50% da capacidade laborativa.

Narram os autos que o apelante sofreu um acidente quando estava laçando bezerros, com o estrangulamento de quatro dedos da mão esquerda e consequente amputação, que acarretou sequelas que o incapacitam para o exercício de sua função, impedindo-o de prover o sustento de sua família, pois atualmente está inabilitado para continuar na prática da atividade laboral que exercia, especialmente por se tratar de trabalhador braçal, função esta que depende obrigatoriamente do movimento dos braços.

Portanto, concluiu o relator que ainda que a incapacidade de J.S.T. não seja total, caso em que caberia a concessão do benefício auxílio-acidente, ele faz jus à concessão de aposentadoria por invalidez, dadas as suas condições específicas. Isso porque é evidente sua invalidez para o exercício de profissões que exijam esforço físico e que são as únicas que poderia desenvolver, ou seja, está inapto para o exercício de qualquer profissão que lhe garanta sua subsistência.

“Diante do exposto, voto pelo conhecimento provimento do apelo interposto por J.S.T. para o fim de conceder ao autor o benefício previdenciário denominado aposentadoria por invalidez, a partir da data do laudo pericial realizado nos autos. Os valores vencidos deverão ser corrigidos monetariamente”.

(Com informações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Simone foi assassinada a tiros dentro de casa por filho de amante que também foi preso em MS

Abalada, Zilu Camargo anuncia perda na família: ‘Coração despedaçado’

Boutique’in: de um sonho em 2020 ao brinde com o público da 59ª EXPOAGRO 2025

‘Pastor de ovelhas’ há 30 anos, Wislin conta segredos do manejo e intimidade com os animais

Notícias mais lidas agora

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Simone foi assassinada a tiros dentro de casa por filho de amante que também foi preso em MS

Com 5ª correção de contrato, obra em terminais da Capital salta para R$ 1,3 milhão

Últimas Notícias

Brasil

Desmatamento no Brasil caiu 32,4% em 2024

Pantanal foi o bioma com maior redução de desmatamento em relação a 2023

Cotidiano

Planurb suspende atendimento na sexta para mudança de endereço

A Prefeitura comunicou ainda que os prazos com vencimento nesse dia serão automaticamente prorrogados para o próximo dia útil.

Cotidiano

Safra nacional deve crescer 12,2% em 2025 e MS se destaca com alta de 26,7% na produção de grãos

Em 2025, a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar 328,4 milhões de toneladas

Política

Após denúncia, prefeitura de Aquidauana nega superfaturamento em manutenção de veículos

Por meio de nota, o Executivo afirma que não há qualquer irregularidade nos serviços