Sistema inédito pode prever raios com 24 horas de antecedência

Sistema estará disponível no próximo verão

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Sistema estará disponível no próximo verão

Um novo sistema lançado neste sábado (5) pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), pode prever com antecedência de 24 horas a incidência de descargas atmosféricas, os raios. O sistema já estará disponível a partir do próximo verão.

Segundo informações da Agência Brasil, o sistema é parecido com o da previsão do tempo, na identificação das variáveis que influenciam a formação de raios. O sistema irá funcionar a partir de programas de computador que medem dados que indicam o comportamento atmosférico.

O sistema irá comparar informações da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas sobre vento, temperatura, umidade, e concentração de gelo em diferentes alturas na atmosfera, dentro das nuvens e no solo.

O Brasil é considerado um país com maior incidência de raios do mundo. Entre 50 e 60 milhões de descargas por ano. Mato Grosso do Sul em 2014 teve quatro mortes por raios, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o estado é o quinto estado com número de mortes provocadas por raios entre 2000 e 2014.

Mato Grosso do Sul

De janeiro a março deste ano já foram registradas quatro mortes no Estado por causa da queda de raios, os óbitos ocorreram em Nova Andradina, Sidrolândia, Caarapó, Fátima do Sul, e em Paraíso das Águas 23 cabeças de gabo morreram após serem atingidas por raios.

Mato Grosso do Sul está entre os cinco estados brasileiros que mais registrou mortes por raios ficando atrás de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pará. Entre 2002 e 2013 foram registrados 1.672 mortes no país, sendo que no Estado foram registrados 105 mortes nesse período. Ainda de acordo com o Inpe ( Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), os mais atingidos por raios são os homens 81%  contra 19% das mulheres.

Conteúdos relacionados