Homem morreu no dia 27 de julho no HU

A Prefeitura Municipal de Campo Grande está investigando por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) a morte de um homem que teria sido causada pela síndrome de Creutzfeldt-Jakob. De acordo com informações da Prefeitura, o homem morreu no dia 27 de julho no HU (Hospital Universitário).

Ainda de acordo com informações da Prefeitura, a Sesau está investigando o histórico do paciente que supostamente foi a óbito por ter contraído a síndrome. O paciente foi, atendido pelo HU, com óbito confirmado esta semana. A confirmação, ou não, da doença, depende da realização de novos exames.

A Prefeitura informou ainda que não há registro de animais doentes em Mato Grosso do Sul e que o único caso da doença em Campo grande foi em 2002

Creutzfeldt-Jakob

A chamada é contraída em bovinos e a sua versão humana seria causada por um agente infeccioso chamado príon, que pode estar presente no sangue e tecidos. Isso causa a morte das células do cérebro. Nos seres humanos, os sintomas são perda de coordenação, insônia, perda de memória e demência.

Outras formas de se contrair a doença seriam por transfusão de sangue ou ainda má formação genética. No Brasil, esses casos de transmissão de animais para humanos são raros, com dados quase insignificantes.