Pular para o conteúdo
Cotidiano

Secretaria faz parceira no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

São estruturadas em quatro eixos
Arquivo -

São estruturadas em quatro eixos

A Secretaria de Estado de Educação (SED), desde 2013, integra em suas ações as estratégias do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O Pnaic é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Para o cumprimento do compromisso as ações do Pnaic são estruturadas em quatro eixos: Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; Avaliações sistemáticas; e Gestão, mobilização e controle social.

Na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul a formação continuada presencial para professores alfabetizadores mobiliza, em 2015, 47 orientadores de estudos, 1.183 professores alfabetizadores (professores regentes do 1°, 2° e 3° anos do ensino fundamental) e 25.755 estudantes. Os orientadores de estudos foram selecionados a partir de critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação e recebem formação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para aplicação e desenvolvimento de atividades pertencentes aos Cadernos de Estudos.

Neste ano, os encontros estão estruturados em quatro cadernos, sendo eles: Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o Ciclo de Alfabetização; A criança no Ciclo de Alfabetização; Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização; A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização. Durante este mês de novembro, estão sendo abordados os cadernos dois e três.

Para a realização dos encontros presenciais dos orientadores de Estudo com os professores alfabetizadores o Ministério de Educação, via FNDE, oferta bolsa de R$200,00 aos professores alfabetizadores que realizam as atividades previstas em cada encontro. Em contrapartida, a Secretaria de Estado de Educação oferece recursos financeiros para transporte e alimentação dos orientadores de estudos que aplicação a formação fora do município em que habitam e para professores alfabetizadores bolsa-auxílio para o deslocamento daqueles que participam dos encontros em municípios polos.

Os outros três eixos de ações estão relacionados à organização administrativa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e dos recursos didáticos que os professores e escolas públicas recebem por meio do Acervo de Obras Complementares do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados