teve a maior dos últimos 20 anos

O Rio Apa, em Bela Vista, a 324 quilômetros de Campo Grande, começou a baixar o nível nesta terça-feira (8). Por conta da cheia do rio, considerada a maior dos últimos 20 anos, 42 famílias ribeirinhas estão desabrigadas. 

De acordo com a secretária municipal de assistência social Pâmela Pires Nunes, parte das famílias estão abrigadas em um centro comunitário e outras estão na casa de familiares. “Se não chover entre hoje e amanhã, é possível que o rio volte ao normal e as famílias retornem para as casas”.

Segundo a secretária, a prefeitura da cidade já fez um projeto de habitação para retirar os ribeirinhos do local, já que eles são sempre afetados pela cheia do rio. “As famílias não querem sair ou acabam voltando para as casas. A expectativa é futuramente buscar projetos habitacionais para desapropriar essas famílias, pois todo ano é o mesmo problema”, explica. “Tem ano que afeta mais outros, menos. Mas, este ano, foi bem maior. Desde 1993 não havia uma enchente assim”, completa a secretária.

Por conta das fortes chuvas, o rio subiu aproximadamente 6 metros no domingo (6). A água também avançou mais de 500 metros na margem