Reserva indígena pode ganhar internet gratuita

 objetivo é levar internet gratuita e equipamentos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 objetivo é levar internet gratuita e equipamentos

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS) esteve em audiência com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, para solicitar recursos de R$ 4,5 milhões na aplicação no Programa Inclusão Digital. O objetivo é levar internet gratuita e equipamentos de informática à população indígena das aldeias Jaguapiru e Bororó em Dourados.

“O que nós queremos é democratizar o acesso à rede mundial de computadores também nas aldeias, sem a necessidade dos índios caminharem até a zona urbana para conseguir sinal de internet, seja através do computador ou pelo smartphone”, disse Geraldo Resende.

O Programa Inclusão Digital é uma porta de entrada para a comunidade indígena ter condições de acesso à internet para realizar pesquisa, estudos acadêmicos e, assim, criar oportunidades para ingressarem no mercado de trabalho e nas universidades. Em Dourados, mais de 13 mil índios vivem na reserva mais populosa do País, em uma área de apenas de 3,6 mil hectares.

“Democratizar o acesso à internet é uma forma também de diminuir a crescente violência que tem envolvido os índios, seja na zona urbana ou na própria reserva. O objetivo é também oferecer uma oportunidade para resgatar, sobretudo, o indígena que está mergulhado no vício do álcool, nas drogas e em outros males que destroem a sociedade e uma aldeia inteira”, concluiu Geraldo Resende.

O ministro Celso Pansera se comprometeu em analisar com atenção a proposta do deputado e não descartou a possibilidade de o governo federal destinar recursos para atender o pleito do parlamentar.

Conteúdos relacionados