Atividades começam nesta segunda-feira

Entre os dias 1 e 6 de junho a Polícia Militar Ambiental (PMA) vai realizar uma série de trabalhos de educação na Capital e no interior do Estado. A ação acontece em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, e contará com diversas parcerias.

Confira abaixo a programação:

Campo Grande: nos dias 1, 2 e 3,  a partir das 13h30, as crianças e adolescentes do Projeto Florestinha desenvolverão trabalhos educativos em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semadur) e com o Ministério Público Estadual (MPE/MS). No Centro de Educação Ambiental Florestinha (CEA/Florestinha) o Projeto receberá 70 alunos por dia da escola Ceinf Domenica e Escola Balão Mágico, para trabalhos de educação ambiental, os quais são desenvolvidos no formato de oficinas temáticas, como  reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos; visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados), com palestra sobre a importância da fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres; apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos; plantio de mudas, com palestra sobre desmatamento, erosões e importância da flora.

Blitz Educativa: no dia 1º, à partir das 14h30, os participantes do Projeto Florestinha com os funcionários e técnicos do MPE realizarão uma blitz educativa, na avenida Cônsul Assaf Trad, nas proximidades do semáforo do Shopping Bosques dos Ipês.

Projeto Florestinha em : no dia 1º crianças e adolescentes do Projeto realizam a limpeza do córrego Água Preta; no dia 2 acontece a blitz e no dia 3 o plantio de mudas das matas ciliares do Água Preta;

Ribas do Rio Pardo: no dia 6 a PMA da Capital, a Prefeitura Municipal, pescadores profissionais e amadores, bem como os ribeirinhos e a comunidade, com expectativa de participação de 20 embarcações, realizam a limpeza do rio Pardo. As atividades partem do balneário Mantena à Usina Hidrelétrica Mimoso. Será o 9º ano consecutivo em que a limpeza do rio será realizada.

: nos dias 1, 2 e 3 a PMA montará um estande  com animais taxidermizados e produtos de crimes ambientais, no intuito de discutir com a população os temas importantes relativos ao equilíbrio ambiental. O estande será montado em um evento do Instituto de Meio ambiente de Dourados (IMAM), na Universidade Unigran.

Batayporã: no dia 6 a PMA participa do Passeio Ecológico pelo rio Baía, o qual é realizado anualmente pela Prefeitura Municipal do município em parceria com várias entidades.

:entre os dias 1 a 5 a PMA realiza  os trabalhos de Educação Ambiental para 260 alunos do Instituto Federal. Haverá passeio no rio com palestras na lancha do Projeto Sala de Aula Flutuante da PMA pelo rio Paraguai e Baía do Tamengo. Também serão desenvolvidos trabalhos de educação ambiental no quartel da PMA e trabalho de orientação aos turistas no Porto Geral.

Naviraí: a PMA de Dourados e Naviraí realiza nos dias 12 e 13 de junho o teatro de fantoches e trilhas ecológicas com alunos de Naviraí, no Parque Municipal e no Quartel da PMA.

Iguatemi: de 22 a 26 de junho, a PMA de Dourados estará com o labirinto ambiental e palestras sobre conservação ambiental, resíduos sólidos, fauna, desmatamento e vários outros temas.