Na Capital, 80% das viaturas do Corpo de Bombeiros estão paradas, diz governador

Reinaldo participou da formatura de soldados nesta sexta (27)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Reinaldo participou da formatura de soldados nesta sexta (27)

Das dez  viaturas do Corpo de Bombeiros designadas para atender Campo Grande, oito atualmente estão paradas para manutenção, revelou na manhã desta sexta-feira (27) o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB). Ele participou da formatura de 166 soldados da corporação.

Melhorar a infraestrutura é uma das promessas do atual governo. Durante a solenidade desta manhã, o governador garantiu a execução da obra da nova sede do Comando- Geral, ainda sem data para começar.

Sobre as viaturas, disse que os veículos dependem de processo licitatório para serem consertados, o que demanda tempo. Por outro lado, anunciou a compra de um caminhão de resgate com escada para atender a Capital.

Reinaldo disse ter autorizado a aquisição do veículo, orçado em R$ 4 milhões. A falta de uma unidade deste tipo é apontada como uma das maiores deficiências da corporação.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Esli Ricardo de Lima, disse que o projeto da nova sede do Comando-Geral está em fase de conclusão. Logo depois, disse, será autorizada a licitação da obra, ao passo que o governador prometeu a entrega até o fim do atual mandato.

Ainda durante a formatura dos soldados, o governo anunciou a convocação de outros 162 aprovados em concurso público. A estimativa é que eles estejam formados até o início do próximo ano, totalizando, com a formatura desta sexta, em incremento de 26% no efetivo, atualmente de 1,2 mil homens.

Para atuarem no serviço, os aprovados em concurso passam por formação de 1.610 horas, na Capital. Segundo as informações da corporação, o curso tem 25 disciplinas, incluindo noções de direito, técnicas de maneabilidade de incêndio, salvamento terrestre, salvamento em altura, salvamento aquático e técnicas de busca e salvamento em matas e cerrados.

Viaturas terceirizadas

Reinaldo reafirmou, também na solenidade no Corpo de Bombeiros, que o governo vai locar veículos para suprir falta de viaturas. O primeiro contrato, para 20 veículos, sendo quatro deles reservas, atenderá ao Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Conteúdos relacionados