Mesmo com pouca chuva, Rio Aquidauana sobe quase 1 metro em 12 horas

Cidade enfrentou duas enchentes em quatro anos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cidade enfrentou duas enchentes em quatro anos

O Ria Aquidauana, que separa as cidades de Aquidauana e Anastácio subiu 0,79 cm em 12 horas, conforme informações do Corpo de Bombeiros da cidade. Na primeira medição, feita às 6 horas, o nível do rio estava em 4,5 metros, já no final da tarde, às 18 horas, os registros indicavam 5,29 metros. Não parece muito, mas se levarmos em conta que o nível médio do rio é de 3,5 metros, e que na cidade só choveu o equivalente a 19,2 milímetros na primeira semana de dezembro, da para ficar um pouco mais atento.

Ainda conforme o oficial dos Bombeiros da cidade, o nível do rio é influenciado pelas chuvas de toda a região, e não apenas de Aquidauana.

A preocupação é porque os municípios já enfrentaram duas enchentes nos últimos quatro anos. Em 2001, quando as águas do rio cobriram as cabeceiras das duas pontes de acesso a Aquidauana, deixando a cidade isolada. Cerca de 40 homens do Exército auxiliaram na construção de uma passagem improvisada para pedestres, que se tornou o único caminho para chegar à cidade.

Na ocasião o nível do Rio Aquidauana subiu tanto que alagou a cidade, deixando pelos menos 149 famílias desabrigadas. O episódio foi considerado como a pior enchente dos últimos 21 anos.

Em 2013 a situação se repetiu, mas de forma menos intensa. O ficou 8 metros acima do normal, e 33 famílias foram retiradas de suas casas.

Neste ano, até o momento as regiões mais atingidas ficam ao sul do Estado, pelo menos 14 cidade decretaram situação de emergência, mas a previsão, é um dezembro chuvoso, com níveis acima da média.

Conteúdos relacionados

Cidade do Natal