Médicos querem rever escalas de plantões e mantêm greve

Fim de paralisação será votado em assembleia hoje

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Fim de paralisação será votado em assembleia hoje

A data base para discussão do reajuste salarial dos médicos de Campo Grande foi definida durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (25), entre o presidente do Sinmed (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul), Valdir Siroma, representantes do movimento grevista e o secretário da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Jamal Salém. Além disso, o município se comprometeu a montar uma comissão responsável por analisar o preenchimento das escalas de plantões e coberturas de 3º turno.

Segundo o presidente do Sinmed-MS, a reunião foi convocada pelo secretário Municipal de Saúde. De acordo com o que foi proposto durante a reunião, a data base deve ser realizada entre 15 e 20 de outubro.

A escala de plantões e cobertura do 3º turno nas unidades de saúde serão estudadas por três membros da Comissão de Negociação. O objetivo, segundo Siroma, é verificar o motivo pelo qual as esclas não estão sendo preenchidas.

A reunião foi realizada na sede da Sesau. As propostas serão apresentadas à categoria em assembleia às 19 horas de hoje. Na ocasião, os médicos devem decidir se permanecerão ou não em greve.

Paralisação –

A greve dos médicos teve início no último dia 15. A categoria decidiu pela paralisação depois do atraso no pagamento dos profissionais. Apenas 30% do efetivo está atendendo nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde). Durante a greve os médicos cumprem carga horária de trabalho dentro das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) porém, realizam apenas atendimentos de urgência e emergência.

Atualmente a Rede Municipal de Saúde tem 1.200 médicos, que recebem em média R$ 2.580 para cumprir jornada de 20 horas semanais. No primeiro semestre deste ano, os médicos paralisaram por 18 dias.

Conteúdos relacionados