Veja quanto e como pagar

O carnê do (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) já foi entregue aos 920 mil contribuintes em Mato Grosso do Sul até esta sexta-feira (11), segundo o Governo do Estado.

A expectativa do Governo de arrecadação com o pagamento do IPVA é de R$ 605 milhões, mas com a inadimplência e o rateio feito entre os municípios o valor deve cair para R$ 205 milhões. 

Quanto vou pagar?

Conforme explicado pelo governo, este ano a redução sobre o valor da alíquota será menor que em anos anteriores. Sendo assim, o IPVA é de 3,5% sobre carros de passeio, caminhonetes e camioneta de uso misto ou utilitário; de 2% sobre ciclomotor, motocicleta, triciclo e quadriciclo; 2% em relação a caminhões, ônibus ou micro-ônibus para o transporte coletivo de passageiros; e 4,5% para automóveis de passeio ou qualquer outro tipo de veículo com capacidade de até oito passageiros movidos a óleo diesel; primeira tributação tem valor reduzido em 50% na base de cálculo.

Para frotistas, quem tem 30 veículos em seu nome, as alíquotas são de 1% no caso de caminhões; 2% para carros de passeio; 3% nos veículos de passeio a diesel; e 1,5% para motocicletas.

Formas de pagamento

Para quem pagar à vista, o desconto será de 15%, enquanto o parcelamento será em até cinco vezes, neste caso sem o abatimento.

Quando vence?

A primeira parcela do IPVA 2016 vencerá no dia 29 de janeiro – mesmo prazo no caso de pagamento do valor total. A última vence no fim de maio.

Dúvidas?

De acordo com a Sefaz-MS (Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul), em caso de dúvidas, os contribuintes podem entrar em contato pelo telefone (67) 3318-3600 no horário comercial ou se dirigir as Agenfas (Agências Fazendárias) nos municípios.

Além disso, há um link na página da Secretaria de Fazenda na internet para emissão de segunda via dos boletos que pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.sefaz.ms.gov.br