Haverá corredores para uso exclusivo de ônibus com 61 quilômetros 

Depois da divulgação, no Diário Oficial do Município, nesta quinta-feira (9), da abertura de licitação para o PAC Mobilidade (Programa de Aceleração do Crescimento) que vai investir R$ 180 milhões no transporte de Campo Grande, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) apontou os principais benefícios para o usuário. De acordo com a agência, com o término das obras, o campo-grandense gastará menos tempo de viagem; ganhará mais conforto e terá acesso a mais informações sobre a circulação de ônibus.

O projeto do PAC prevê a criação de três corredores para uso exclusivo de ônibus – na região Sudoeste, Sul e Norte – totalizando 61 quilômetros de extensão. Além disso, serão construídos 500 novos abrigos, bem como 41 estações de embarque pré-pago.

Devem ser atendidos, por dia, cerca de 80 passageiros, além das pessoas que trafegam, eventualmente, pelas regiões beneficiadas.

A operadora de caixa, Bianca Alves, de 24 anos, trabalha em um mercado na Avenida Cônsul Assaf Trad e mora na Vila Margarida, ela afirma que demora 40 minutos para chegar ao trabalho e precisa pegar dois ônibus para chegar o destino. “São quatro ônibus por dia, com a reforma na avenida vai demorar mais, mas se for para melhorar tomara que dê certo”, declarou.

Ainda de acordo com Bianca, os condutores passam em alta velocidade na avenida e é difícil de atravessar, além do corredor exclusivo para ônibus ela espera que tenha mais sinalização e faixas de pedestre. “É muito ruim de atravessar, tem que disputar espaço com carros e não tem semáforo para pedestres”.

Corredores

Os corredores – que terão como limites o Terminal Aero Rancho, Shopping Campo Grande Terminais Morenão, General Osório e Nova Bahia– abrangerão as Avenidas Afonso Pena, Marechal Deodoro, Guri Marques, Cônsul Assaf Trad, Bandeirantes e Rua Brilhante. Esta vias serão delimitadas por tachões e todo o percurso, com exceção da Afonso Pena, será recapeado.

Com o término da obra, a Agetran estima que a velocidade média dos ônibus subirá 36%, passando de 22 km/h para 30km/h. A idéia desafogar o trânsito nos horários de pico.

Para o funcionário de um mercado atacadista que fica na Avenida Cônsul Assaf Trad, Paulo Soares, de 28 anos, o corredor será um benefício para os usuários do transporte coletivo. “Espero que melhore, no horário de pico é muito difícil. Aqui o ônibus fica disputando espaço com o carro de passeio”. De acordo com Soares, ele demora 40 minutos dentro do ônibus para chegar ao trabalho e que com o corredor o tempo deve diminuir.

Abrigos

Atualmente, Campo Grande tem 3.482 pontos de ônibus, mas apenas 1.893 possuem coberturas. Isso representa que apenas 54,3% dos pontos são cobertos. Com a construção de mais 500 abrigos, a Capital passará a ter 68,7% dos pontos de ônibus com cobertura.

Estações pré-pagas

As estações pré-pagas tem o objetivo, também, de agilizar o transporte. Com o aumento delas, o embarque se tornaria mais ágil, de acordo com a Agetran.

A manicure Lilian Lopes, de 31 anos, mora no Jardim Talismã, saída para Cuiabá, e precisou buscar a mãe no Terminal Rodoviário que fica na saída para São Paulo, ela acredita que a região onde mora foi esquecida pelo poder público.

“Entre aqui (na saída para São Paulo) e lá (saída para Cuiabá) eu vejo que onde eu moro está esquecido. As duas regiões são movimentadas, mas onde eu moro não tem muita sinalização, não tem faixa, muita coisa tem que melhorar no trânsito”.

Para a auxiliar administrativa Marcela Cebariro, de 29 anos, mora no Jardim Colibri e todo dia passa pela Avenida Guri Marques, ela reclama que muitas vezes o ônibus não para no ponto pelo fluxo de veículos. “Tem muito carro que estaciona no ponto de ônibus e o motorista não para, aí tenho que descer no outro ponto”.

Ainda de acordo com Marcela, é necessária a instalação de semáforos na avenida. “Os motoristas passam correndo e não tem como a gente atravessar. É muito ruim, espero que com as obras melhore. No primeiro momento vai atrapalhar, mais depois melhora”, concluiu.

Transtornos

A Agetran confirmou que muitas ruas serão interditadas, durante as obras. Para evitar grandes transtornos serão instaladas placas avisando sobre as obras. Ademais, devem ser colocados na rua vários agentes de trânsito com a função de orientar os motoristas e pedestres.