Campanha “Conecte-se com Sustentabilidade” 

O Instituto Mirim de (IMCG), pensando na sustentabilidade e no descarte do lixo eletrônico, implantou dois pontos de descarte de lixo eletrônico que passam a funcionar nas Unidades do Instituto Mirim do centro e do Carandá Bosque. As pessoas poderão levar computadores (CPU's), notebooks, tablets, celulares, cabos de dados e elétricos, carregadores, controle e joysticks, fontes, HDs e pendrives.

A iniciativa faz parte da campanha “Conecte-se com Sustentabilidade” tem por finalidade dar o destino correto aos equipamentos eletrônicos para que eles não sejam descartados de forma irregular e cause poluição ao meio ambiente. A ideia, surgiu com o projeto denominado “Empreendedorismo Tecnológico e Sustentabilidade Ambiental, em fase de desenvolvimento no Instituto Mirim.

Segundo a primeira-dama e presidente de honra do FAC (Fundo de Apoio à Comunidade), Miriam Gonçalves, a ideia da coleta de lixo eletrônico surgiu pela dificuldade do seu descarte e preocupação em dar um destino correto a esse material. “A partir daí pensamos na parceria com o Instituto Mirim envolvendo os jovens nesse processo e a participação da comunidade que poderá descartar adequadamente equipamentos obsoletos ou defeituosos que serão transformá-los em produtos tecnológicos que terão outras utilidades e finalidades”, frisou Miriam.

De acordo com o professor de informática e responsável pelo Projeto Empreendedor Mirim, Fernando Ferrero os equipamentos passarão por um processo de reciclagem e transformados pelos alunos do Instituto em Jogos de videogame, máquina de Karaokê e biblioteca virtual. “Outra parte dos materiais descartados será utilizada para confecção de peças artesanais que poderão ser chaveiros, luminárias e pingentes”.

O professor Fernando explica que após todo material ser catalogado e reutilizado as peças que sobrarem e não forem utilizadas nas atividades dos mirins serão remetidas para uma empresa de reciclagem. “Estes equipamentos serão descartados corretamente pela empresa por terem concentração de metais pesados como o chumbo que é muito danoso para o meio ambiente”. esclareceu.

Feira do Empreendedor

Fernando destaca a importância da reciclagem porque dá uma sobrevida para os materiais descartados. “O projeto Conecte-se com a Sustentabilidade possibilita a inclusão social por meio da informática. Todo trabalho idealizado pelos alunos do Instituto Mirim será apresentando na Feira do Empreendedor que acontece no mês de novembro”.