Governo inclui 500 estudantes no programa Vale Universidade

Estado vai finaciar 70% do valor da mensalidade  

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Estado vai finaciar 70% do valor da mensalidade
 

Uma cerimônia contanto com a presença de parte dos 500 acadêmicos selecionados no processo seletivo de inverno do Vale Universidade, além do governador Reinaldo Azambuja e da secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, marcou a assinatura do termo de compromisso entre os acadêmicos e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

A partir de agora, os estudantes selecionados terão direito a 90% de bolsa estudantil, sendo 70% de responsabilidade do governo e 20% da universidade. Os 10% restantes cabem ao aluno. Junto ao benefício, o estudante também poderá assumir a responsabilidade do estágio remunerado, por meio de cadastro no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).

O governador destacou que o ideal seria oferecer universidades públicas para todos, mas como isso ainda não é possível o programa irá ajudar os jovens do Estado a continuarem crescendo profissionalmente. “Bom seria se tivéssemos vagas nas universidades públicas para atenderem a todos, mas como não temos, optamos por essa iniciativa de fornecer estudo em parceria com as universidades particulares”.

A estudante do 4º semestre de Direito da Facsul (Faculdade de Mato Grosso do Sul), Letícia Galeano Correia da Silva, 30, comentou o benefício como sendo a salvação de seus estudos. “Eu tive que arcar com os valor integral durante três semestres e já estava certo que teria que trancar o curso, mas agora com essa bolsa, eu vou poder terminar meus estudos e realizar meu sonho”, explica.

Myckaellen Ramires, 19, está cursando o 2 º semestre de Fisioterapia na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), também temia ter que trancar o curso, visto o alto custo da mensalidade, R$ 1.067,00 e dificuldade em pagá-la. “Eu eu minha mãe dividíamos os custos. Eu estou estagiando para conseguir arcar com a mensalidade e agora com essa bolsa, eu vou poder me dedicar mais aos meus estudos, além de ter certeza que vou concluir a faculdade”, explica.

O governador aproveitou a ocasião para destacar o compromisso do Estado em proporcionar educação de qualidade as crianças e jovens de MS. “Infelizmente a educação do país não vai bem, estamos entre os piores no ranking. Mato Grosso do Sul conseguiu alcançar apenas 3.4 na média do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o que significa nota abaixo da média. Nosso compromisso é chegar em pelo menos média 5 até 2018 e para isso estamos investindo nas escolas e nos profissionais”.

Rose Modesto, por sua vez, destacou que esse é um momento histórico para o Estado. “Já no primeiro ano de governo ampliamos o número de vagas, eram 1,5 mil e agora chegamos a 2 mil. Este é um momento muito especial e caracteriza a concretização de um sonho de mais de 500 acadêmicos”, afirma.

A lista completa, com o nome de todos os selecionados, está disponível no Diário Oficial do Estado. A cerimônia aconteceu na Escola do Sistema Único de Assitência Social. A escola faz parte do programa de Obas Inacabadas Zero, lançada pelo governador no início de seu mandato.

Conteúdos relacionados