Estado não alcança meta e encerra campanha com 68% de imunização

Ainda há vacinas nos postos da Capital

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ainda há vacinas nos postos da Capital

A Campanha de Vacinação contra a Gripe em Mato Grosso do Sul, encerrada nessa sexta-feira (5), imunizou 68,54% do grupo prioritário no Estado. A meta do Ministério da Saúde era de que a ação alcançasse 577.761 pessoas no Estado. Na Capital o objetivo era de que aproximadamente 200 mil pessoas fossem imunizadas.

A região sul-mato-grossense aparece na 9ª colocação na tabelas dos locais que mais vacinaram. Apenas o Amapá, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Amazonas atingiram a meta.

Apesar de a campanha ter se encerrado, o Ministério da Saúde recomenda que os municípios deem continuidade na vacinação. No Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima e Distrito Federal, por exemplo, a campanha foi prorrogada.

Iniciada no dia 4 de maio, a previsão de encerramento da campanha era para o dia 22, mas acabou sendo prorrogada para o dia 5 de junho no intuito de alcançar 80% do público-alvo, formado pelo grupo das puérperas, idosos, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e indígenas.

A vacina disponibilizada neste ano pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Conteúdos relacionados