Escolas deverão encaminhar alunos com distúrbios do sono para a Sesau

Gilmar Olarte aprovou lei sugerida pela Câmara 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Gilmar Olarte aprovou lei sugerida pela Câmara 

Alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) em Campo Grande que apresentarem histórico de insônia, apneia, narcolepsia, bruxismo e sonambulismo deverão ser encaminhados para tratamento na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), segundo a Lei n. 5.601, publicada nesta segunda-feira (17) no Diário Oficial e sancionada pelo prefeito Gilmar Olarte.

A ideia da lei, de autoria da Câmara Municipal, é oferecer tratamento para esses alunos que apresentam, entre os sintomas citados, movimentos periódicos de perna, síndrome das pernas agitadas, parassônias, distonia paroxística noturna e outros relacionados ao sono.

A Secretaria Municipal de Saúde realizará exames clínicos e laboratoriais de polissonografia diurnas e noturnas; teste de múltiplas latências do sono; teste de manutenção de vigília; eletroencefalograma, potencial evocado e outros que sejam necessários para identificar os distúrbios do sono e encaminhar os casos detectados para tratamento pelos profissionais especializados da rede pública municipal de saúde.

Caberá a Secretaria Municipal de Educação encaminhar os alunos acometidos de distúrbio de sono às Unidades de Saúde do Município. A lei deve ser regulamentada em até 90 dias a partir da publicação, com as despesas para execução por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Conteúdos relacionados