Escola pública ‘fatura’ academia ao ar livre e causa polêmica com moradores

Presidente do bairro critica escolha: ‘academia é para a comunidade’

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Presidente do bairro critica escolha: ‘academia é para a comunidade’

Em janeiro do ano passado, emenda parlamentar garantiu academia ao ar livre para o Jardim Universitário. Sob a alegação de falta de recursos para fazer a instalação, a academia está desde maio encostada na Escola Estadual José Barbosa Rodrigues. Nesta terça-feira (10), o diretor da escola relatou que a Prefeitura fará a instalação da academia dentro do estabelecimento de ensino.

A novidade já causa polêmica nas ruas do Jardim Universitário. A academia é para o bairro ou para a escola? O presidente do bairro, César Billerbeck, não concorda. “Não é justo. Não sou eu que estou reclamando, é uma reclamação da comunidade. A academia ao ar livre não é só para os estudantes, é para a terceira idade. Tem que ser para o bairro todo”.

Apenas espaço físico

Edivaldo da Silva, diretor da escola, garante ter esta preocupação. “Sabemos que a academia é para uso interno e externo. Por isso já escolhemos o pátio que fica dentro do terreno da escola e ao lado de portão que dá acesso à rua”, explica.

O vereador Eduardo Romero (PT do B), que garantiu a emenda parlamentar junto à Assembleia Legislativa, endossou o coro do diretor. “Como a emenda foi da Assembleia, a academia foi cedida para a Escola Estadual, será na área da escola, mas para todo o bairro. A escola será apenas o espaço físico, todos poderão utilizar a academia”.

Ainda este mês

Romero informou que problemas internos causaram a demora na instalação da academia. “Fizemos uma parceria com a Prefeitura de Campo Grande para fazer a instalação, o que levou um tempo por conta dos trâmites burocráticos”.

O vereador relatou que na última conversa com o secretário municipal de obras lhe foi assegurado que após a estiagem as obras terão início. “Está encaminhado, vai sair, espero que ainda este mês”. 

A Prefeitura afirma não ter conhecimento de pedido de instalação de academia ao ar livre em escolas, mas que apurará com a Funsat (Fundação Social do Trabalho) se há previsão para instalação de alguma academia ao ar livre no Jardim Universitário.

Conteúdos relacionados