Movimento fraco não agradou 

Assim como o número de vendas de Natal, o primeiro dia de trocas de presentes também parece não ter agradado os comerciantes de Campo Grande. Neste sábado (26), o que se viu nas ruas do Centro da cidade foram poucas pessoas. Muitos em buscas das ofertas pós-Natal, que pelo visto ainda não chegaram, e outros, continuaram dando apenas aquela olhadinha.  

Wagner Ferreira, gerente de uma loja de calçados na área central da Capital, afirma um tanto cabisbaixo que 2015 não foi um dos melhores anos para o comércio local. Segundo ele, até mesmo os poucos clientes que foram até a loja para trocar os presentes, resistiam e pensavam duas e até três vezes, antes de levar outro produto.

“No momento da troca oferecemos outros produtos e damos até a possibilidade do cliente pagar no cartão, à vista ou no crediário, mas mesmo assim o resultado não é dos mais satisfatórios”, conta.

A auxiliar administrativo, Marilei Lima, 35, foi uma das poucas pessoas que foram trocar presentes. Depois de participar do amigo secreto da família, ela precisou trocar a numeração da sapatilha que ganhou. Segundo ela, a ida ao Centro da cidade serviu apenas para fazer a troca e nada mais, afinal, gastar não estava em seus planos.  “Peguei a mesma sapatilha e troquei só a numeração mesmo para não ter que gastar mais”, relata.

Ao contrário de Marilei, a auxiliar de faturamento Luciana Sales, 37, não resistiu ao apelo comercial, por fim, o retorno às lojas um dia depois do feriado, além da troca de presentes, a fez desembolsar mais R$ 70 reais.

“Vim para fazer a troca de duas blusas. Uma eu troquei por outra com o mesmo valor, já a segunda troquei por uma peça quês custava R$ 70 a mais”, afirma.

Nem trocas, nem compras, pelo menos não até encontrar o melhor preço. O operário João Haberiand, 57, estava à procura das promoções. “Os últimos dias estava uma verdadeira loucura, então aproveitei que agora está bem mais calmo para pesquisar as ofertas e finalmente comprar meus presentes. Uma pena que promoção e descontos estejam tão difíceis de encontar”, finaliza.

Trocas

Produtos com defeitos obrigatoriamente devem ser trocados ou reparados. O prazo é de 90 dias para produtos como roupas, móveis e eletrodomésticos. Em caso de alimentos e bebidas, por exemplo, o prazo é de 30 dias.

Depois da reclamação, o fornecedor tem o prazo de até 30 dias para resolver o problema apontado.

Em caso de trocas por causa do tamanho, cor ou modelo que não tenha agradado, a troca só é obrigatória, caso a loja tenha se comprometido em fazê-la, no momento da compra. Neste caso, as condições para a troca devem vir descritas na etiqueta, nota fiscal ou em algum anúncio na loja.

Em compras pela internet, o consumidor pode desistir da compra dentro do prazo de até 7 dias do recebimento do produto. Nesse caso o comprador tem direito à devolução de todo o valor pago, inclusive frete e a desistência pode ser feita independente do motivo.