Em 15 minutos de ação profissionais da saúde distribuem 4 mil preservativos na Capital

Ação contra doenças sexualmente transmissíveis terá continuidade em unidades de saúde

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ação contra doenças sexualmente transmissíveis terá continuidade em unidades de saúde

Enfermeiros e agentes comunitários de saúde distribuíram quatro mil preservativos durante ação realizada na manhã desta sexta-feira (13) no cruzamento das Avenidas Tamandaré e São Nicolau, na Vila Santa Luzia, na região norte da Capital. O trabalho contou com a participação de 38 profissionais da saúde.

Segundo a enfermeira chefe de uma das equipes da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Nasser, Veronice Dias, foram distribuídos panfletos educativos, preservativos masculinos, e alguns gel lubrificantes. A ação foi feita com intuito de prevenir as DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

“É importante esse trabalho porque chega esse período de carnaval, muitas pessoas querem se divertir, namorar e nem sempre se lembram de comprar o preservativo”, explica. A enfermeira destaca que apesar da grande aceitação da população é possível perceber que em alguns casos ainda há rejeição, principalmente de mulheres e de condutores que estavam com meninas no carro.

“Algumas mulher nem mesmo abaixavam o vidro e quando os condutores estavam com meninas no carro, só sinalizavam com a cabeça de que não queriam os materiais. Percebemos que é necessário ter mais diálogo, falar sobre o assunto para evitar além de doenças, uma gravidez precoce, não desejada pela adolescente”, ressalta.

A ação é realizada em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Ministério da Saúde e Distrito Sanitário Norte. A ação no cruzamento teve início às 6h30 e terminou antes das 7 horas, no entanto, a campanha continua nas unidades de saúde da Capital.

Conteúdos relacionados