Máxima registrada durante o inverno foi de 35,8ºC

A estação mais fria do ano vai começar no dia 21 de junho, às 13h38 (horário de Brasília). De acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) a estação dura três meses (junho, julho e agosto) e as temperaturas são amenas. A menor temperatura mínima registrada em durante o inverno foi de 0,6ºC, no dia 20 de julho de 1981.A máxima registrada durante o inverno foi de 35,8ºC, no dia 29 de agosto de 1988.

Com a ação do El Niño no inverno deste ano, a previsão é de mais chuvas que o normal durante a estação. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, este trimestre é considerado o menos chuvoso do ano no que se refere à distribuição de chuvas. Neste período, o principal sistema meteorológico é a frente fria. Este sistema é, geralmente, de fraca intensidade, embora possa ocorrer a passagem de algum sistema frontal mais intenso, causando chuvas generalizadas nas regiões Sul e Sudeste.

Após a passagem de frentes frias, observa-se a entrada de massas de ar frio que, dependendo da sua trajetória e intensidade, provocam queda de temperatura e ocasionalmente geadas em locais serranos. Outro aspecto meteorológico que se observa durante o inverno, são as constantes inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas. Estas inversões, muitas vezes, permanecem durante o período da manhã.

El Niño

O El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico que aquece de forma anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.