Dia Mundial da Água é comemorado com corrida em Campo Grande

Competidores percorreram percursos de 5 e 10 quilômetros

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Competidores percorreram percursos de 5 e 10 quilômetros

Incentivar a prática de exercício e preservação da água foram os objetivos da 4ª Corrida das Águas, que reuniu ao menos mil pessoas na manhã deste domingo (22), em Campo Grande. Apesar do calor registrado nesta manhã, atletas e amadores participaram de percursos de 5 e 10 quilômetros, no dia em que é comemorado o Dia Mundial da Água.

A largada aconteceu às 8 horas, na frente da sede da Águas Guariroba, organizadora do evento, e o percurso começou na Avenida Antonio Maria Coelho, ao lado do Parque das Nações Indígenas, passou pela Avenida Via Parque e terminou na Afonso Pena. Os que optaram pelo trajeto de 10 quilômetros chegaram até a Governadoria e retornaram pelo menos caminho.

Corredor desde os 10 anos, Maycon Gomes, 24 anos, foi o primeiro colocado na categoria masculina dos 10 quilômetros, com o tempo de 33,57 min. O estudante de Educação Física atribuiu a vitória de hoje ao clima e sua experiência, afirma.

Quem garantiu o primeiro lugar na categoria feminina foi Rosinha Conceição, com o tempo de 45,34 min. Apesar da vitória, o tempo considerado alto não agradou a competidora profissional, que treina ao menos 1 hora e meia todos os dias. “Me senti travada, as pernas pesadas e estava muito quente”, comenta.

Eder Paes Rodrigues, 29 anos, conquistou a primeira colocação na categoria masculina dos 5 quilômetros, com o tempo de 16,43 min. Esta é a segunda vez consecutiva que o competidor profissional ganha o primeiro lugar desta competição. O próximo desafio, diz, são os Jogos Abertos Brasileiros, no qual vai representar Mato Grosso do Sul.

Saúde

A maioria dos que adotaram a corrida, como esporte ou forma de praticar exercício, foi motivada pela busca de uma saúde melhor. “Fumava três carteiras de cigarro por dia, descobri diabetes e era sedentário”, lembra o servidor público, Ricardo Augusto Barreto, 54 anos. Ele pratica corrida há quatro anos. O resultado, diz, foi uma vida mais saudável, 14 quilos a menos e pique para correr os 5 quilômetros de pelo menos três competições.

O advogado André Assis Rosa, 37 anos, adotou a corrida como exercício físico para melhorar saúde. O que começou por precaução se tornou hoje um hábito, diz. “É um exercício fácil de ser executado, em qualquer local pode treinar, colocando short, camiseta e tênis”, brinca.

Teve também participou da corrida apenas como platéia e para apoiar o marido que corre. Márcia Aparecida Rodrigues, 27 anos, é professora de Educação Física, por isso, acompanha o marido nas competições, enquanto ela, que também corre, cuida do bebê de dois meses. “Corro sempre, só parei pelo bebê. Por enquanto o supervisiono nas competições”. Ela dá dicas para quem quer adotar a corrida como esporte: “Tem que começar devagar, respeitar seus limites e procurar um profissional”.

Organização

A 4ª Corrida das Águas foi promovida pela Águas Guariroba e organizado pelo Grupo de Corridas VO2. Foram mil inscritos que receberam medalhas e os primeiros colocados troféus. O evento de hoje encerra a programação alusiva ao Dia Mundial da Água. Houve durante a semana plantio de 300 mudas de espécies de árvores nativas do cerrado.

Segundo o presidente da empresa de saneamento, José João Fonseca, a ideia foi aliar saúde e qualidade de vida e uma forma de incentivar cada a um a fazer sua parte para conservação da água. “Todos têm que fazer. Se cada um economizar, por exemplo, não temos dúvida de que não faltará água”.

Conteúdos relacionados

Cidade do Natal