Defesa Civil entrega 800 telhas em município que teve mais de 100 casas destelhadas

Kits dormitórios também foram entregues em Jardim

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Kits dormitórios também foram entregues em Jardim

A Defesa Civil Estadual entregou na manhã desta quinta-feira (10) oitocentas telhas em Jardim, onde a chuva deixou mais de cem casas destelhadas. O município destinou ainda mais mil telhas que também serão distribuídas para a população. Por volta do meio dia, voltou a chover em Jardim e os trabalhos foram suspensos.

O material, que estava estocado na Defesa Civil Estadual, é mantido para ser usado em casos como este, de emergência. À tarde, a Defesa Civil irá entregar 258 kits dormitórios que contém colchão, cobertor, lençol e mosquiteiro. Os kits saíram de Iguatemi, onde estavam armazenados.

Ao todo, catorze municípios decretaram situação de emergência e estão incluídos no decreto estadual. Outros quatro decretaram posteriormente situação de emergência: Bela Vista, Jardim, Mundo Novo e Deodápolis. Esses últimos não estão incluídos no decreto estadual.

O Governo do Estado estuda a possibilidade de incluir Bela Vista e Jardim no decreto. Ao menos 100 famílias foram atingidas pela chuva no sul do Estado. Aproximadamente 10 mil pessoas foram afetadas.

A Agesul fez levantamento das estradas destruídas. Alguns municípios fizeram, de forma paliativa, pontes improvisadas. Já foram contabilizados: 43 pontes danificadas, 51 pontes destruídas, 140 rodovias danificadas e 27 rodovias interditadas.

Os kits do Governo Federal começam a ser entregues no início da semana que vem. Serão entregues 1.000 kits de higiene, 1.000 de limpeza, 2.000 colchões e 2 mil kits dormitório.

Após o decreto estadual, o Governo tem 10 dias para encaminhar ao Governo Federal toda a documentação que inclui o levantamento dos estragos nos municípios. No entanto, o Governo do Estado ainda não recebeu o levantamento de todos as cidades. Das que já encaminharam, a Defesa Civil está compilando os prejuízos.

Na documentação que será enviada a Brasília, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), o Governo do Estado precisa informar os valores referentes aos estragos. O Governo Federal poderá reconhecer alguns municípios e outros não, podendo haver repasse de recurso.

Conteúdos relacionados