Vizinhos também ajudaram a controlar as chamas

Os 60 cachorros atendidos pela ONG Vira-latas, localizada na Vila Morumbi, saída para Três Lagoas, sofreram nesta tarde com a fumaça das queimadas nos terrenos ao lado da associação. O Corpo de Bombeiros não chegou a tempo de combater o fogo, que se propagou facilmente com o vento forte e o tempo seco.

Os próprios voluntários e vizinhos combateram o incêndio. Segundo a presidente e voluntária Cleusa Martins, um morador colocou fogo no lixo dos terrenos ao lado da ONG após a limpeza dos mesmos. “Ele juntou as folhas e pôs fogo como se fosse limpar o terreno”, disse ela.

O vento estava forte e a queimada chegou ao canil. “Quando os bombeiros chegaram já tinha queimado tudo. O canil onde estavam os cachorros só não queimou porque jogamos água, ligamos várias mangueiras e usamos galhos para parar o fogo”, explica.

De acordo com o setor de Relações Públicas do Corpo de Bombeiros, são poucas viaturas para atendimento de queimadas na cidade. “Nossas viaturas não são enviadas apenas para queimadas, também precisamos atender os acidentes de trânsito”, comenta.

Especificamente para ocorrências de incêndios na vegetação são apenas 4 viaturas. Sobre o incêndio na ONG Vira-latas, ele justificou que haviam muitas ocorrências naquele momento. “Estávamos com uma viatura atendendo um incêndio no Nova Bahia, por isso demorou o atendimento a ida na ONG Vira-latas”. Segundo o Corpo de Bombeiros, são cerca de 30 ocorrências de queimadas em terrenos ao dia.