Após temporal, Prefeitura deve decretar situação de emergência em Campo Grande

Reunião técnica prepara suporte para garantir recursos federais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Reunião técnica prepara suporte para garantir recursos federais

Depois do temporal que inundou a Capital no sábado (5), a Prefeitura deve decretar situação de emergência em breve. A revelação foi feita pelo prefeito Alcides Bernal (PP), durante agenda pública nesta segunda-feira (7).

Bernal declarou que será realizada nesta tarde reunião técnica para avaliar a decretação de situação de emergência, mas não falou em datas. “O estrago é grande, não só do que a gente vê, embaixo também, na drenagem. Vamos precisar de recursos públicos e precisamos da parceria com o Governo Federal, pois o prejuízo é significativo”.

Cidade de açúcar

O prefeito criticou o estado das vias do município durante fala. “É a cidade de açúcar: chove, o asfalto esfarela. Parece uma indústria de buraco”. Bernal disse que desde a chuva de sábado, equipes estão trabalhando para conter os estragos.

“Isolamos os locais que apresentaram problemas e ofereceram risco à população. Equipes estão consertando as vias, estamos fazendo o possível, mas o prejuízo é imenso, acho que vamos ter que decretar a situação de emergência”.

O temporal

O temporal que inundou Campo Grande, deixando ruas e avenidas de baixo d’água, além de provocar desmoronamentos e até a morte de um homem, ainda não identificado, foi cinco vezes maior do que a capacidade de absorção do solo e escoamento da cidade, que segundo o coordenador-geral da Defesa Civil da Capital, Walmir Barbosa Lima, é de aproximadamente 10 milímetros por hora, enquanto só entre às 13h e 14h do sábado, choveu o equivalente a 54 mm.

Ainda segundo o coordenador, apenas no sábado, Campo Grande registrou 59,4 mm de chuva até a meia-noite, o que corresponde a 61% do acumulado do mês em 2014, que foi 96,4 mm. Nesta segunda-feira (7), o trabalho é para fazer a precisão dos estragos e levantamento dos prejuízos.

“Nós ainda estamos fazendo as analises, junto com uma equipe da secretaria de Infraestrutura, para que possamos precisar os danos, e elaborar um plano de reparos mais detalhado”, comenta, ao ressaltar que os primeiros serviços foram prestados ainda no domingo, quando equipes da Defesa Civil fizeram a limpeza de ruas, retirando excesso de barro que ficou sobre pista.

Conteúdos relacionados