Aluno de MS terá projeto contra políticos mentirosos analisado na Câmara dos Deputados

Câmara Mirim selecionou três projetos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Câmara Mirim selecionou três projetos

O aluno Pedro Arfux Pereira Cavalcante de Castro, da Escola Estadual João Brembatti Calvoso, de Ponta Porã, teve seu projeto selecionado entre 700 inscritos na Câmara Mirim, do site Plenarinho, da Câmara de Deputados Federais. Ao todo, a Câmara Mirim tem três projetos que serão analisados em outubro, em Brasília.

A Câmara Mirim é uma ação educativa promovida pelo Plenarinho que simula a atividade legislativa, desde a elaboração do projeto até a votação em Plenário. Estudantes do ensino fundamental fazem o papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados entre os que foram enviados pelas crianças. Entre os três escolhidos de 2015 está o projeto “Cumprimento de promessas de campanha”.

O incentivo partiu da professora de Produção Interativa, Rosangela Araújo, através do debate de temas políticos com os alunos do 9º ano. Pedro, de 14 anos, propõe que o político que não cumprir pelo menos 25% das promessas de campanha até o final de mandato tenha seus bens materiais penhorados.

“Pesquisei em jornais e vi que muitos políticos usam o dinheiro público em benefício próprio”, explica o estudante. “Esse projeto pode reduzir a corrupção, pois uma parte do dinheiro público será obrigatoriamente gasta em benefício do povo”, disse Pedro, conforme publicado no site Idest.

Nos dias 22 e 23 de outubro, os estudantes selecionados vão participar de uma sessão no plenário da Câmara de Deputados em Brasília, onde defenderão seus projetos. 

Conteúdos relacionados