ACP quer iniciar reposição de aulas no sábado, mas espera diálogo com prefeito

Bernal sinalizou que quer dialogar com categoria

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Bernal sinalizou que quer dialogar com categoria

Os professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) pretendem iniciar a reposição de aulas já no próximo sábado (29), em Campo Grande. Segundo o presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública),  as escolas paralisadas voltaram às aulas nesta quinta-feira e agora os docentes aguardam diálogo com o prefeito Alcides Bernal (PP), que, segundo o sindicalista, disse que quer se reunir com a categoria.

A intenção dos docentes é resolver a situação do calendário escolar, que sofreu alterações por causa da greve deflagrada pela categoria. Foram praticamente três meses de paralisação. Além de esperar o encontro com o prefeito, a ACP também aguarda a nomeação do novo secretário municipal de Educação, que deve ser anunciado ainda hoje por Bernal.

“Ele [prefeito] verbalizou que quer conversar com o magistério, porém não nos chamou ainda. Constituímos uma comissão para ir conversar com ele e enviamos um documento. Agora aguardamos ele nos chamar”, disse.

Antes de os professores encerrarem a greve, 51 escolas de Campo Grande funcionavam parcialmente. Atualmente a Rede Municipal de Ensino conta com pouco mais de 6 mil professores e 101 mil estudantes.

Fim da greve

A categoria deliberou pelo fim da greve na noite de segunda-feira com o término da mediação com a Prefeitura de Campo Grande intermediada pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

A audiência não obteve resultado esperado por ambas as partes, e decidiu-se que o Órgão Especial vote as ações movidas pelo Executivo Municipal, que questionou a legalidade da greve, e o pedido da ACP, para que a Prefeitura cumprisse a Lei 5.411, base do movimento dos professores para que o Município conceda o índice 13.01% nos salários dos servidores.

 

Conteúdos relacionados