Acordo com Semed garante que grevistas não serão demitidos

Fim de paralisação foi votado na noite de sexta

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Fim de paralisação foi votado na noite de sexta

A presidente do Senalba-MS (Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado de Mato Grosso do Sul), Maria Joana Barreto Pereira, afirma que o acordo com o chefe da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Wilson do Prado, garante que os grevistas não serão demitidos.

“Conversamos com o secretário da Semed e ele assegurou que os funcionários não terão os dias de paralisação descontados e nenhum deles será demitido, ele garantiu”, relata.

O acordo garante a redução da carga horária, de sete para seis horas para todos os funcionários dos 99 Ceinfs (Centros de Educação Infantil) e 19 Cras (Centros de Referências de Assistência Social), e cinco Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Socia), contratados pela Omep (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar) e Seleta (Sociedade Caritativa e Humanitária).

As condições firmadas no acordo passam a vigorar no dia 1º de junho. A presidente do Senalba-MS esclarece que durante assembleia realizada na noite desta sexta-feira (15), 70% dos sindicalistas votaram pelo fim da paralisação e os trabalhos serão retomados na próxima segunda-feira (18).

Os funcionários decretaram greve na última quinta-feira (14). Os grevistas reivindicavam a redução da jornada de trabalho, que foi concedida, e o reajuste salarial de 9%. O Município destaca que as negociações sobre o reajuste competem às entidades e o pedido não foi aceito. O valor repassado à Omep e à Seleta é de R$ 5,8 milhões.

Cerca de 500 grevistas se reuniram em manifestação com cantigas de rodas, distribuição de pirulitos e panelaço. Os protestos aconteceram na Praça do Rádio Clube e na frente da Prefeitura.

Conteúdos relacionados