Vizinhos se unem para limpar casa na Vila Cidade Morena que inundou com a chuva

Uma moradora da Rua Floreal, na Vila Cidade Morena, acionou o Corpo de Bombeiros no fim da manhã desta quarta-feira (24), depois que a casa dela ficou inundada com as chuvas. A senhora, que estava muito nervosa com a situação e não quis se identificar, disse que isso ocorre toda vez que chove. Segundo a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Segundo a moradora, desde que a Rua Floreal foi asfaltada, a casa dela alaga com as chuvas. A rua tem apenas uma “boca de lobo”, um ponto de escoamento de água, que está entupido. Por isso, quando chove, a água vai para a casa da mulher. Ela disse que na manhã desta quarta-feira, ela deixou a mãe, que já é idosa e está debilitada, sozinha. Quando a chuva começou, teve que voltar correndo para a residência.

A moradora trabalha como faxineira e, quando voltou para a casa dela, se deparou com o imóvel todo coberto por lama. “Eu trabalho limpando a casa dos outros, aí cheguei em casa e vi minha casa assim, toda suja”, lamenta. Além da água das chuvas, muito barro acaba entrando na residência da trabalhadora, que mora ao lado de um terreno baldio.

O aposentado João Solisto, de 80 anos, que vive do outro lado do terreno baldio, afirma que morava em uma casa de madeira e, por causa das chuvas, teve que derrubar a residência e construir uma casa de concreto. “Tivemos que aterrar o terreno com areia, para a casa ficar na mesma altura da rua. O pessoal asfaltou tudo errado e também entrava muita água na minha casa”, diz.

Mesmo assim, o morador ainda construiu uma espécie de quebra-molas de concreto no portão da casa, para evitar alagamentos. “Melhorou bastante, mas quando chove muito ainda entra água. Tem outra coisa, só tem um bueiro nessa rua, por isso não escoa a água e vai tudo para as casas”, afirma o aposentado.

Vários moradores da região ajudavam a limpar a casa da moradora, que estava com muita lama. Eles ainda colocaram uma madeira no portão para tentar evitar que mais água entre com as chuvas.

De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, dependendo do caso eles podem agir até mesmo abrindo buracos no muro para que a água da casa inundada escoe. O caminhão ABT (Auto Bomba Tanque) também possui uma bomba de sucção, que pode ser utilizado para retirar a água da residência, por isso é importante que os bombeiros sejam acionados para analisar a gravidade da situação.

Conteúdos relacionados