Sesau confirma situação, diz que quadro é estável e que a vaga para internação hospitalar já foi solicitada

Uma senhora de 63 anos está há mais de 24 horas “internada” no Centro Regional de Saúde do Aero Rancho, com diagnóstico de pneumonia, aguardando vaga em um hospital. Áurea Porto já teve pneumonia outras vezes, mas, de acordo com sua filha Célia, nunca ficou tanto tempo esperando atendimento adequado.

“Disseram que não há o que fazer e a assistente social chegou a sugerir que eu procurasse a Defensoria Pública”, reclama. Ainda de acordo com Célia, além de sua mãe, mais um paciente no CRS Aero Rancho estaria na mesma situação, aguardando vaga sem previsão de transferência para um hospital.

No CRS, um auxiliar da gerência confirmou as informações de Célia e disse que a paciente está “estabilizada”. “A preocupação é por conta da idade, então regulamos para o , que solicitou vaga no Hospital Regional. Mas se surgir vaga primeiro em outro hospital, eles invertem a solicitação”, explicou o funcionário.

O auxiliar da gerência do posto confirmou também que a situação é frequente: “São muitas unidades de saúde demandando vagas em poucos hospitais. A gente faz o que pode, vamos até o nosso limite, mas depois não está em nossas mãos”.

Apesar da informação sobre o quadro “estável”, Célia afirma que a mãe continua sentindo muita dor e que, desde domingo (21/12), não consegue se alimentar nem beber água. “É um descaso. Ela não pode ficar lá esperando”, diz.

Questionada a respeito da situação, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou que a paciente está estabilizada e aguarda a vaga hospitalar já solicitada.