‘Fogo Simbólico da Pátria’ resiste à chuva e se mantém aceso em comemoração

O “Fogo Simbólico da Pátria” foi aceso na manhã deste domingo (7), em Campo Grande, em comemoração aos 192 anos da Independência do Brasil, e mesmo embaixo de forte chuva, as chamas resistiram. Cerca de 10 mil pessoas participam do evento. A tradição da chama sagrada da pátria iniciou em 1937 quando um grupo de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O “Fogo Simbólico da Pátria” foi aceso na manhã deste domingo (7), em Campo Grande, em comemoração aos 192 anos da Independência do Brasil, e mesmo embaixo de forte chuva, as chamas resistiram. Cerca de 10 mil pessoas participam do evento.

A tradição da chama sagrada da pátria iniciou em 1937 quando um grupo de patriotas gaúchos procurava um símbolo que representasse o calor patriótico do povo brasileiro. As chamas simbolizam fé, amor castro da família e da pátria.

Mas só em 1972, durante as comemorações de 150 anos da Independência, partiram quatro chamas dos quatro extremos do Brasil para se fundarem em uma só, no dia 7 de setembro, no monumento do Ipiranga, em São Paulo, histórico local do grito da Independência.

Atualmente o fogo se mantém aceso junto ao túmulo de um soldado desconhecido no monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, na cidade do Rio de Janeiro.

Conteúdos relacionados