A chuva forte que atinge Juquiá (SP) desde a madrugada de sábado tem causado estragos à população do município localizado no Vale do Ribeira. De acordo com o prefeito Merce Hojeije, o rio que leva o mesmo nome do município transbordou e estava seis metros acima do nível normal no início da tarde deste domingo. “Ainda estamos fazendo o levantamento, mas os danos são visíveis. Ruas estão interditadas, árvores caíram, houve desmoronamentos, há casas ilhadas e famílias desabrigadas”, ressaltou.

A estimativa é que 15 bairros tenham sido atingidos. Duas famílias foram removidas para abrigos montados em escolas e as demais seguiram para casas de parentes. “Por enquanto o prejuízo é só material, não tivemos vítimas, graças a Deus. Estamos em contato com a Defesa Civil para vermos agora o que iremos precisar, mas a situação é crítica porque continua chovendo. Vamos recorrer ao governador para ajudar os desabrigados que perderam os seus pertences”, informou o prefeito, que estuda decretar estado de emergência em Juquiá.

Segundo a prefeitura, duas rodovias que dão acesso à cidade foram bloqueadas por causa de quedas de árvores – a SP-079 e a SP-165. Na região, os municípios de Miracatu e Jacupiranga também foram afetados pela chuva e pela cheia do rio Juquiá.