As chuvas que castigam Santa Catarina neste final de semana já deixam um saldo de quatro pessoas feridas e dois municípios em situação de emergência. Um deslizamento de terra registrado em Guaramirim, no norte do estado, feriu quatro pessoas da mesma família. Um casal sofreu ferimentos leves, mas duas crianças precisaram ser levadas de helicóptero para um hospital da cidade vizinha de Joinville. O estado de uma das crianças é considerado crítico.

De acordo com a Defesa Civil catarinense já foram registrados problemas com as chuvas em 12 cidades. Corupá e Jaraguá do Sul são as mais afetadas e já decretaram situação de emergência no início da tarde. O último levantamento aponta 200 desabrigados no Estado e pelo menos 350 pessoas desalojadas.

Jaraguá do Sul é um dos municípios mais afetados e diversas ruas já estão alagadas. As aulas no município foram suspensas nesta segunda-feira, segundo anúncio feito pela prefeitura local. Os principais acessos à cidade de Rio dos Cedros, na região norte, foram bloqueados por deslizamentos ou alagamentos.

Em Blumenau, a situação também preocupa e o alerta de enchente fez a população recolher móveis em áreas mais vulneráveis. A expectativa é a de que o nível do rio Itajaí Açú, que chegou aos 7,45 metros no final da manhã, passe dos 8 metros na tarde deste domingo. Uma casa foi destruída por um deslizamento de terra no bairro Glória, mas ninguém ficou ferido.

As chuvas nas últimas horas superaram a todo o esperado para o mês em algumas localidades. Neste domingo, o secretário de estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, vem percorrendo a região norte para avaliar os estragos. O governo do Estado emitiu um alerta para a ocorrência de chuvas fortes e inundações no planalto norte, Vale do Itapocu e Vale do Itajaí.

Os acumulados nas últimas 72 horas chegam a 351 milímetros em Corupá, 311 milímetros em Jaraguá do Sul, 267 milímetros em Joinville e 243 milímetros em São Bento do Sul.

“Estas regiões registraram acumulados significativos de chuva neste período e persiste a condição de chuva até a noite de domingo. O tempo permanece instável neste domingo, com chuva moderada a forte por alguns momentos e acumulados significativos”, consta em nota divulgada pelo Centro de Recursos Ambientais do estado (CIRAM). “O tempo melhora no período da madrugada de segunda-feira com a entrada de uma massa de ar seco”.

Em Florianópolis, o mau tempo vem causando problemas no abastecimento de energia elétrica. Cerca de 25 mil usuários – o que equivale a cerca de 100 mil pessoas em média, segundo a CELESC – ficaram às escuras no sábado. Neste domingo, a situação persiste devido aos fortes ventos que atingiram a região na madrugada. Cerca de 8,2 mil usuários permanecem sem luz nos municípios da região metropolitana.