Nível do rio Aquidauana volta a subir e já supera a marca dos dos 10 metros; Corpo de Bombeiros arrecada alimentos

Devido às fortes chuvas e a enchente do rio Aquidauana, o município de Aquidauana decretou estado de emergência na tarde de ontem. Na manhã desta terça-feira (08) a situação ainda é crítica.

O nível do rio que chegou a 10,11 metros na manhã de ontem (07), diminuiu para 10,03 metros por volta das 17h, mas voltou a subir nessa manhã, e já marca 10,07 metros. O rio está cerca de sete metros acima do normal.

Ainda hoje, o Corpo de Bombeiros municipal informou que oito famílias residentes na Colônia Buriti, que é um conjunto de chácaras há cinco quilômetros da cidade, pediram ajuda na madrugada para deixarem suas casas.

Por enquanto, essas são as últimas famílias que estão em locais de risco, porém se o rio continuar a subir, outras famílias terão que ser removidas. O total de famílias desalojadas já passa dos 150.

Na tarde de ontem (07), por volta das 13h30min a ponte de Piraputanga que liga o distrito a BR 262 cedeu totalmente. As outras duas pontes que ligam Aquidauana a Anastácio também estão interditadas devido ao grande volume de água, apenas caminhões grande passam por uma das pontes.

O Corpo de Bombeiros está recebendo doações de alimentos, materiais de limpeza e de higiene no posto do município. As pessoas interessadas em doar podem entrar em contato com a equipe que está concentrando os donativos e os repassando para a Secretaria de Assistência Social que distribui a população afetada pela chuva.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo em Aquidauana hoje permanece nublado com pancadas de chuva e trovoadas na região norte do município, além de chuvas em áreas isoladas.