Chuva não intimida público e abertura do Festcamp reúne mais de 300 pessoas
Espetáculo A Saga do Sertão da Farinha Podre abriu o festival na tarde deste sábado (15)
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Espetáculo A Saga do Sertão da Farinha Podre abriu o festival na tarde deste sábado (15)
Apesar da chuva e do tempo nublado, o público não se intimidou em participar da abertura do 5º Festival Nacional de Teatro de Campo Grande (Festcamp) na tarde deste sábado (15). O primeiro espetáculo do evento foi A Saga do Sertão da Farinha Podre, realizado a céu aberto na Praça do Rádio.
Segundo Anderson Lima, um dos organizadores do festival, cerca de 200 pessoas marcaram presença na abertura. O grupo teatral de Uberlândia (MG) percorreu a praça contando a história de uma boiada guiada por um profeta que desenterra os momentos inscritos no tempo e solo do Sertão da Farinha Podre.
Sem cenário fixo, o público tinha bastante proximidade com os personagens, que caminhavam de um lado para o outro, mudando sempre o ambiente do espetáculo.
Esparrela
Um ator, um tapete, um tambor e uma platéia compuseram o palco do teatro Glauce Rocha na noite deste sábado (15). Esparrela, segundo espetáculo apresentado no Festcamp 2011, conta a relação de um urubu que caiu na armadilha do adestrador Manoel, que tenta ensiná-lo a dançar. Da relação nasce a amizade, que se encerra com a morte de Manoel e a descoberta do urubu de que pode ser livre.
O monólogo, interpretado pelo ator paraibano Fernando Teixeira, levou 150 pessoas ao evento. Foram 40 minutos de peça que não desviou a atenção do público. Teixeira define o espetáculo na balança dos opostos. “Brinco o tempo todo com o riso e a tragédia”, conta o ator, que além de intérprete, é diretor e autor do texto.
Com 69 anos de idade e 50 de carreira, Fernando Teixeira ainda se encanta com a proximidade com o público e fala sobre a dinâmica de levar a platéia para cima do palco. “Eles entram na história, é como se eu estivesse contando uma piada e é muito bom sentir o interesse das pessoas, é meu feedback”, diz.
Esparrela está há três anos com turnê pelo Brasil, com o grupo Bigorna. Para Teixeira, participar de festival é diferente do que apresentar em turnê. “Festival é massa, e é sempre uma esparrela, pois pode agradar o público ou não”.
Programação
A peça Raba da Cabra, do grupo Palhaço Dentinho, abre o segundo dia do Festcamp, às 15h, na Lona do Festival, armada na Praça do Rádio. O espetáculo Esparrela se apresenta novamente à noite, às 20h, no teatro Glauce Rocha. A entrada para ambas as apresentações tem preço promocional de R$ 4.
O Festcamp acontece até o dia 23 de outubro, e conta com aficinas gratuitas e mesa redonda. Os espetáculos serão apresentados no Teatro Glauce Rocha, além de praças, feiras, ruas e espaços alternativos. Ao todo 20 grupos teatrais farão 26 apresentações.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.