Cotidiano

CemtecMS abre inscrição do curso de meteorologia para jornalistas

O Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), em parceria com a Casa da Ciência da Universidade Federal (UFMS), convida os jornalistas para participarem do curso “Meteorologia para Jornalistas”. O curso acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro, na Casa da Ciência. A abertura […]

Arquivo Publicado em 25/09/2011, às 18h13 - Atualizado em 19/07/2020, às 12h48

None

O Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), em parceria com a Casa da Ciência da Universidade Federal (UFMS), convida os jornalistas para participarem do curso “Meteorologia para Jornalistas”. O curso acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro, na Casa da Ciência. A abertura será no dia 22 (sábado), às 8 horas. Serão consideradas as primeiras trinta inscrições que forem efetuadas através do email: [email protected] .

A coordenadora do Cemtec/MS, Cátia Braga, informa que o curso será dentro da programação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia que acontece em Mato Grosso do Sul de 19 a 22 de outubro, com o tema Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos. O curso é somente para jornalistas e terá 30 vagas.

“Cada vez mais os veículos de comunicação aumentam o espaço e o tempo para noticiar os eventos meteorológicos e colocar a previsão de tempo e de clima com mais detalhes para a população”, explica Cátia Braga, ao informar que o curso tem o objetivo de difundir o conhecimento sobre as técnicas utilizadas na previsão de tempo, clima e capacitar profissionais de jornalismo para a interpretação das informações meteorológicas de forma a transmiti-las ao público em geral de forma clara e precisa.

“Meteorologistas e Jornalistas precisam se entender”, diz o meteorologista Gustavo Escobar, coordenador do Grupo de Previsão de Tempo do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), do Ministério da Ciência e Tecnologia. Escobar será um dos palestrantes do curso. Durante o evento falará sobre escalas temporais e espaciais dos movimentos atmosféricos; formações de nuvens e/ou chuva; os principais mecanismos de levantamento e ciclo hidrológico; carta do tempo, definição; ciclones, anticiclones e frentes (frias, quentes e estacionárias). Ele também vai falar sobre os Sistemas meteorológicos que influenciam o tempo sobre a América do Sul.

Informações através da Secretaria da Gerência de Pesquisa da Agraer/MS – Fone: 67 3365-3555 / Fax 67 3365-1458.

Jornal Midiamax