Vai madrugar para ver? Superlua Rosa de Páscoa poderá ser vista ainda mais brilhante em MS

Fenômeno poderá ser observado por três dias da fase, período que antecede a Páscoa, conforme o calendário cristão

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
superlua
Comparação da lua normal e como a proporção de visibilidade da terra (Foto: Reprodução/Nasa)

Conhecida com “Superlua Rosa da Páscoa, a lua estará ainda mais brilhante e aparentemente maior vista em todo Brasil na próxima quinta-feira (6), atingindo o momento mais luminoso às 4h35, segundo a Nasa.

Apesar de não ficar rosada, o fenômeno recebe a descrição de “rosa” pelo florescer da primavera desta época do ano no Hemisfério Norte, dado pelos povos nativos dos Estados Unidos. Já no calendário cristão, a Lua Pascal auxilia no cálculo da comemoração da Páscoa, pois na tradição do feriado, a data é celebrado no primeiro domingo do mês após a primeira lua cheia da primavera.

Os cientistas mostram que a lua desta semana estará mais próxima ao seu perigeu, quando a órbita atinge o ponto mais próximo da terra. A observação poderá ser ainda mais linda, já que a lua ficará cerca de 14% maior e 30% mais brilhante da terra e a olho nu.

A lua muda a fase de crescente para cheia a partir das 1h37 de quinta-feira. A próxima superlua acontece em 1° de agosto, na fase de lua cheia, confirme o astrólogo Richard Nolle.

Tempo

Embora animador, a previsão do tempo em Mato Grosso do Sul indica que o céu pode ficar nublado na maior parte do Estado entre a noite de quarta-feira (5) e a madrugada de quinta-feira. O deslocamento de cavados e aquecimento diurno favorecem a formação de instabilidades. A meteorologia ainda indica o avanço de uma frente fria.

Conteúdos relacionados

lula