Produção de veículos recua 7,1% em junho apesar de alta nas vendas, diz Anfavea
A produção em junho representa uma queda de 17% em relação a maio, quando as montadoras reforçaram os estoques
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
![carros](https://midiamax.uol.com.br/wp-content/uploads/2023/04/carros-novos.jpg)
Apesar do programa do governo federal, que concedeu bônus para reduzir os preços dos automóveis no País, a produção de veículos teve queda de 7,1% no mês passado, quando comparada ao volume de junho de 2022. No total, 189,2 mil unidades foram montadas, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. As montadoras também eliminaram 505 vagas de trabalho no período – elas empregam agora menos de 100 mil pessoas.
A produção em junho representa uma queda de 17% em relação a maio, quando as montadoras reforçaram os estoques à espera da corrida dos consumidores às concessionárias por conta dos descontos de R$ 2 mil a R$ 8 mil patrocinados pelo governo. Divulgado nesta sexta-feira, 7, pela Anfavea, a associação que representa o setor, o balanço mostra que a indústria automotiva produziu 1,13 milhão de veículos no primeiro semestre, ainda uma alta de 3,7% frente aos seis primeiros meses do ano passado.
Com o impulso dos descontos do governo, as vendas de veículos subiram 6,4% na comparação com junho de 2022 e 7,4% frente a maio, somando, no mês passado, 189,5 mil unidades na soma de todas as categorias.
Boa parte dos carros vendidos, porém, já estava em estoque. Sabendo que os bônus autorizados pelo governo seriam consumidos rapidamente, as montadoras voltaram a parar a produção em junho, já que, apesar do repique estimulado pelo apoio federal, o mercado segue pressionado pelo aumento dos juros.
Neste mês, os ajustes continuam em fábricas da Renault e da General Motors (GM), que suspenderam, na segunda-feira, um turno de produção em São José dos Pinhais (PR) e São José dos Campos (SP), respectivamente. A Volkswagen também volta a parar na semana que vem a produção do utilitário esportivo T-Cross no Paraná e vai dar, a partir de segunda-feira, dez dias de férias coletivas em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde monta os modelos Novo Virtus, Novo Polo e Nivus, além da picape Saveiro.
De janeiro a junho, 998,6 mil veículos foram vendidos no País, 8,8% a mais do que no primeiro semestre do ano passado. O balanço da Anfavea mostra ainda queda de 22,6% das exportações, no comparativo de junho com igual mês do ano passado. Os embarques, de 36,6 mil veículos no mês passado, caíram 17,4% contra maio. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, as exportações tiveram queda de 7,7%, somando 227,2 mil unidades.
Notícias mais lidas agora
- Idosa de 67 anos é presa após esconder porções de drogas em planta
- Na garupa de moto, criança de 7 anos sofre traumatismo craniano após acidente em rodovia de MS
- Morre traficante que capotou S10 carregada com 1,5 tonelada de maconha em MS
- VÍDEO: Motociclista é socorrido desacordado e moto é destruída em acidente em cruzamento de Campo Grande
Últimas Notícias
Idoso com Alzheimer vai ao banheiro e some na rodoviária de Campo Grande
Viu ele por aí? Família informa que idoso está usando um chapéu marrom e calça de linho
Morador de rua dá facada, é desarmado e morto por ‘colega’ de calçada em Campo Grande
Esfaqueado desarmou o morador de rua e devolve golpe de faca, resultando na morte do “colega”
Mãe de Gracyanne Barbosa expõe preocupação com a filha no BBB 25: ‘vai passar mal’
Matriarca expressa real temor em relação às mudanças da rotina alimentar apenas da modelo de fisiculturismo
Bebê desaparecida é encontrada horas depois próxima de um pesqueiro
Caso ocorreu em uma chácara próxima de Aquidauana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.