Nos dias 20 e 21 de maio, Presidente Luiz Inácio da Silva participará do segmento de engajamento externo da Cúpula do G7, em Hiroshima, no . A participação acontece após convite do Primeiro-Ministro do Japão, Fumio Kishida.

De acordo com o governo japonês, além dos demais países do G7 e do Brasil, foram convidados para a reunião Austrália, Comores, Ilhas Cook, Índia, Indonésia, República da Coreia e Vietnã, além de representantes das Nações Unidas, do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, da Agência Internacional de Energia, da Organização Mundial de Saúde, da Organização Mundial do e da União Europeia.

O Brasil compartilha valores que congregam os países do G7 – como o fortalecimento da democracia, a modernização econômica e a proteção do meio ambiente e dos direitos humanos – e mantém com seus membros permanente coordenação sobre temas da agenda internacional, seja de forma bilateral, seja no âmbito do G20 e de organismos internacionais nos quais o Brasil e os membros do G7 interagem.

O Brasil foi convidado a participar de Cúpulas do G7 em diversas ocasiões no período entre 2003 e 2009. Esta será a sétima participação do Presidente Lula em cúpulas do grupo, marcando a retomada do engajamento do Brasil com o G7 e consolidando a percepção de equilíbrio no posicionamento do país em temas sensíveis do cenário internacional.

Deverão ser discutidos no segmento de engajamento externo do G7, entre outros, os desafios enfrentados pela comunidade internacional em temas como paz e segurança, saúde, desenvolvimento, questões de gênero, clima, energia e meio ambiente.

Anexo:

Histórico de participações do Brasil em Cúpulas do G7:

• 2003: Cúpula de Évian-les-Bains, a convite da França;

• 2005: Cúpula de Gleneagles, a convite do Reino Unido;

• 2006: Cúpula de São Peterburgo, a convite da Rússia (então membro do G8);

• 2007: Cúpula de Heiligendamm, a convite da Alemanha;

• 2008: Cúpula de Hokkaido, a convite do Japão;

• 2009: Cúpula de L'Aquila, a convite da Itália.