Polícia Federal instaura inquérito para apurar crime de racismo contra passageira de voo

A passageira foi expulsa de dentro do avião após discussão por causa de mala

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Reprodução das Redes Sociais)

A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar crime de racismo que teria ocorrido contra uma passageira de um voo da Gol Linhas Aéreas que seguia de Salvador para o aeroporto de Congonhas na madrugada de sábado (29). 

Segundo informações, a investigação foi instaurada na Superintendência Regional da Polícia Federal, na Bahia e permanecerá em sigilo até a completa elucidação dos fatos.

Em vídeos que viralizaram nas redes sociais, é possível observar que a passageira já estava dentro da aeronave, aguardando a decolagem, quando foi retirada em meio a uma discussão por causa do despacho de sua bagagem.

No vídeo, um dos policiais argumenta que a decisão foi tomada por determinação do comandante. No vídeo também é possível ver o apoio que Samantha teve de outros passageiros.

No Twitter, o Ministério das Mulheres condenou o caso. “O episódio contra Samantha Vitena em um voo de Salvador na madrugada deste sábado demonstra o racismo e a misoginia que atingem de forma estrutural as mulheres negras em nosso país”. 

No post seguinte, a pasta cita que a mulher foi retirada da aeronave cerca de uma hora depois que o problema da bagagem já havia sido resolvido, conforme relato da própria Samantha e de passageiros que testemunharam o ocorrido.

“A cena é uma afronta à Samantha e a todas as mulheres negras. Pediremos providências à companhia aérea e à PF [Polícia Federal], que devem desculpas e explicações após a abordagem.”, diz. 

Conteúdos relacionados