Pular para o conteúdo
Brasil

Ministro do GSI pede demissão após imagens mostrarem que não repreendeu invasores do 8/1

O pedido foi imediatamente aceito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Agência Estado -
Gonçalves Dias Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias, pediu demissão do cargo nesta quarta-feira, dia 19, após aparecer em imagens do circuito interno de TV do sem confrontar invasores golpistas nos ataques de 8 de janeiro. O pedido foi imediatamente aceito pelo presidente Luiz Inácio da Silva, durante encontro com o general e ministros palacianos. A queda de G. Dias é a primeira de um ministro do governo Lula.

O presidente convocou uma reunião de emergência no Planalto, com ministros de seu círculo mais próximo, para discutir a mais nova crise política. O governo estava convencido de que, após a divulgação dessas imagens, reveladas pela CNN Brasil, não havia mais como segurar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que a oposição quer instalar para investigar os atos antidemocráticos. Até agora, o Planalto ainda nutria alguma esperança de retirar assinaturas para a abertura da CPMI, por meio da distribuição de cargos e emendas.

Na avaliação de Lula, a CPMI dará palanque para a oposição e pode atrapalhar votações consideradas fundamentais para o governo, como a do novo arcabouço fiscal. O projeto de lei foi entregue nesta terça-feira ao Congresso pelo ministro da Fazenda, Fernando nado Haddad.

G. Dias foi orientado a pedir demissão, diante do intenso desgaste e questionamento. Suas funções já haviam sido substancialmente esvaziadas pelo presidente, após os atos de 8 de janeiro. Lula reclamou publicamente de falhas na inteligência presidencial, desconfiava de militares da ativa e falava de forma recorrente em suspeita de conivência.

Lula aceitou o pedido de exoneração de G. Dias, ainda sem ter um substituto para o cargo. O governo ainda não decidiu o que fará com as atribuições que restavam ao GSI, como a segurança predial de instalações usadas ou frequentadas por Lula e seus familiares, entre outras. A segurança pessoal do presidente, chamada no jargão de segurança imediata, já era diretamente vinculada ao gabinete de Lula, uma inovação, e realizada por policiais federais, não mais pelos militares subordinados ao GSI

Em nota, a Secretaria de Comunicação da presidência diz que “todos os militares envolvidos no dia 8 de janeiro já estão sendo identificados e investigados no âmbito do referido inquérito. Já foram ouvidos 81 militares, inclusive do GSI”. A nota não cita o ministro-chefe do GSI.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Batida entre caminhão-baú e picape acaba com motorista morto na BR-060 em Campo Grande

Com Tatiane Miyasato, MDB define chapa pura para eleição suplementar de Bandeirantes

Prefeitura abre oito processos disciplinares contra servidores da Saúde

Pistas ao redor de novas prisões em MS enchem de tensão caminho até 2026 (Ilustração, Dall-E)

Novas prisões em MS assustam e irritam quem tem ‘nome na reta’

Notícias mais lidas agora

‘Quer um TAC?’ MPMS estuda acordo para livrar Patrola de processo por rodovia ‘despedaçada’

Batida entre caminhão-baú e picape acaba com motorista morto na BR-060 em Campo Grande

Com 15 feminicídios, Mato Grosso do Sul ocupa topo do ranking no país

Mulher é ferida com dois tiros no peito por homem que acaba preso em Campo Grande 

Últimas Notícias

Famosos

Investigado na CPI das Bets, Jon Vlogs é preso na Croácia

Amigo deu a informação em uma live e assessoria do influenciador ainda não se manifestou

Transparência

Contrato de horfifrútis na educação da Capital fica quase meio milhão mais caro

Com o aditivo, o contrato passou de R$ 1.796.100,22 para R$ 2.245.108,35

Transparência

Imobiliárias não demonstram interesse em credenciamento para locação social

A sessão para recebimento de documentos, realizada no dia 5 de junho de 2025, não teve participação de interessados.

Esportes

João Fonseca salta para 57ª colocação e conquista o melhor ranking da carreira

Brasileiro ocupava a 65ª colocação e subiu oito degraus