Pular para o conteúdo
Brasil

Governo cria Observatório Nacional de Direitos Humanos

Portaria foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial
Agência Brasil -
Nova plataforma servirá de base para o planejamento e avaliação das políticas públicas do setor (Foto: Rudnei Barbosa Divulgação Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de SP)

Portaria publicada nesta segunda-feira (18) no Diário Oficial da União criou o Observa DH (Observatório Nacional de ), que estabelece metas e objetivos da nova plataforma. A ferramenta digital reunirá informações e fará análise dos dados, que servirão de base para o planejamento e a avaliação das políticas públicas do setor.

De acordo com o MDHC (Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania), o ObservaDH terá como base de dados várias fontes como censos, pesquisas e amostras disponibilizadas por instituições como o disque 100, da ONDH (Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos), o Judiciário e o sistema de segurança pública. São dados sobre públicos considerados prioritários para as ações do governo, como crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, pessoas em situação de rua e privadas de liberdade.

Os indicadores e informações deverão ser compilados de forma que possam embasar ações e estimular a produção de pesquisas orientadas para investigar questões relevantes à promoção dos direitos humanos. Os dados também servirão para a elaboração de material educativo a ser utilizado na formação de cidadãos e de agentes públicos, com foco na promoção da diversidade e da equidade.

“Nosso objetivo é que essa plataforma gere frutos também para a educação e a cultura em direitos humanos, desde a mídia até as escolas”, disse a secretária executiva do ministério, Rita Oliveira.

A ferramenta será coordenada pela secretaria executiva do MDHC, que também promoverá articulação e parcerias institucionais para acesso à base de dados e a troca de informações necessárias à construção dos indicadores. A gestão do conteúdo será exercida pela recém-criada Coordenação-Geral de Indicadores e Evidências em Direitos Humanos.

Cooperação

A criação do ObservaDH é parte de um plano de ação do governo federal que busca governança e políticas públicas baseadas em evidências. Para isso, também foi firmado, na última sexta-feira (15), acordo de cooperação técnica com o Ipea (Instituto de Econômica Aplicada), para a realização de estudos sobre a execução de políticas de direitos humanos e cidadania.

O acordo terá duração de três anos, que poderão ser prorrogados, e funcionará nos moldes do que já ocorre desde 2022, na gestão da Inclua (Plataforma de Recursos Pró-equidade em Políticas Públicas).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cartórios são alvos de operação em quatro cidades de Mato Grosso do Sul

Comércio de MS registra queda de 0,9% no volume de vendas em maio

deputado pollon

Comissão de Segurança aprova projeto de Marcos Pollon que institui o Plano Nacional de Segurança de Fronteiras

Programa de atendimento médico rural atende 300 ribeirinhos na Nhecolândia

Notícias mais lidas agora

Proposta de Adriane para corte de gastos é aprovada na Câmara de Campo Grande

MPMS faz mais um acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

claudinho serra

Justiça mantém presos Claudinho Serra, assessor e empreiteiro acusados de corrupção

Tarde de diversão: Alunos da Apae de Campo Grande aproveitam passeio em roda gigante

Últimas Notícias

Cotidiano

Prefeitura de Costa Rica anuncia concurso público para Guarda Civil

A prova escrita será realizada dia 5 de outubro

Política

Tentando manter Papy na presidência, PSDB articula às pressas reeleição antes do recesso da Câmara

Expectativa é que o projeto seja votado às pressas em regime de urgência e que a eleição ocorra antes do recesso parlamentar, que inicia em 16 de julho

MidiaMAIS

VÍDEO: Câmeras flagram momento em que Elefanta Kenya passa por rodovia de MS

Animal segue para o Santuário dos Elefantes, localizado na Chapada dos Guimarães (MT)

Polícia

Mulher é socorrida desorientada durante incêndio em residência em Tacuru

Ela foi encontrada deitada no sofá pelos policiais militares