Pular para o conteúdo
Brasil

‘Fui cassado por vingança’, diz Dallagnol sobre decisão do Tribunal Superior Eleitoral

Depois de ficar em silêncio por mais de 16h, o deputado federal cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Deltan Dallagnol (Podemos-PR), reagiu à perda de seu mandato se dizendo vítima de uma vingança política. “Hoje o sistema da corrupção está em festa”, disse o parlamentar. O ex-procurador da Lava Jato ainda listou quem seriam seus … Continued
Agência Brasil -
Brasília (DF) 17/05/2023 Ex-Deputado cassado, Deltan Dallagnol, durante pronunciamento no salão verde da Câmara. Foto Lula Marques/ Agência Brasil.

Depois de ficar em silêncio por mais de 16h, o deputado federal cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (Podemos-PR), reagiu à perda de seu mandato se dizendo vítima de uma vingança política. “Hoje o sistema da corrupção está em festa”, disse o parlamentar.

O ex-procurador da Lava Jato ainda listou quem seriam seus inimigos que estão comemorando a perda de seu mandato: “Gilmar Mendes está em festa, Aécio Neves, Eduardo Cunha, Beto Richa estão em festa”. E acrescentou: “Perdi o meu mandato porque combati a corrupção. Hoje, é um dia de festa para os corruptos e um dia de festa para Lula”.

Gilmar Mendes não foi o único ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que escapou das críticas de Deltan. , que também é presidente do TSE, foi mencionado. “Eles conseguiram que sete ministros superassem decisões e pareceres unânimes anteriores e que me cassaram. Liderados por um ministro, que já disse o ministro Alexandre de Moraes na cerimônia de diplomação de Lula: ‘missão dada, missão cumprida. Liderados por um ministro que, ao encontrar Lula certa vez, disse: ‘está tudo em casa'”.

Sem informar se irá recorrer à decisão do TSE, Deltan pareceu aceitar – durante o discurso de pouco mais de 10 minutos de duração e repleto de referências bíblicas – que não poderá mais exercer o mandato, ainda que neste momento ainda caiba a possibilidade recurso ao TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF)

Antes do pronunciamento, o deputado usou sua rede social para postar um vídeo com imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e do corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, Benedito Gonçalves O vídeo tem o titulo de “a vingança de Lula” e associa a cassação aprovada no TSE a uma revanche do petista.

Deltan afirmou que, apesar da cassação, não vai abrir mão da atuação política. “Todo tombo dói. Mas não vou desistir”. Ele disse que a decisão do TSE foi uma desrespeito aos votos que recebeu nas eleições de 2022. O ex-procurador da República foi o mais votado no Paraná.

Deputados apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, entre eles, o filho (PL-SP), compareceram ao pronunciamento de Deltan. Eles carregavam placas que diziam, entre outras coisas que “a esquerda quer vingança” e que “perseguição política não é justiça”.

Ele esteve ao lado da presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu (SP), de colegas parlamentares e do advogado, Leandro Rosa. A decisão da Corte foi por unanimidade, numa votação que durou pouco mais de um minuto: 7 a 0 no placar geral

O pedido foi feito pela federação da Esperança, que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN).

Deltan passou a noite e a madrugada fechado em seu gabinete onde se reuniu com assessores, copartidários e seu advogado para definir a estratégia seguinte. Ele só saiu da Câmara às 3h da manhã.

Em visita a Deltan, a presidente do Podemos, deputada Renata Abreu (SP) prometeu tomar as medidas judiciais que ainda restam

No gabinete de crise, assessores propuseram que a Câmara movesse uma moção de repúdio. A estratégia ganhou adesão nos grupos de assessores da oposição, que reunia assinaturas ao longo da tarde desta quarta-feira, 17.

Os funcionários continuam frequentando o gabinete do ex-procurador da Lava Jato normalmente. Até o final da tarde da quarta-feira, a secretaria-geral da mesa da Câmara não foi comunicada formalmente pelo TSE sobre a decisão. Enquanto isso, apoiadores e opositores de Deltan frequentavam a unidade para tirar fotos na frente da porta.

A Coluna do Estadão mostrou que Lira já disse a interlocutores que Deltan terá que deixar o gabinete e devolver equipamentos à Casa nas próximas horas assim que chegar a comunicação do TSE sobre a decisão.

À noite, Deltan disse que os votos foram calados por “uma única canetada” e que tem o sentimento de “indignação com a vingança em curso sem precedentes do Brasil”.

Internamente, assessores relataram que Deltan “teve vontade de chorar, mas não chorou”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Filho de Latino nega vício em drogas e expõe a verdade: ‘Meu pai está mentindo’

Justiça ordena troca de nomes de 11 locais em São Paulo ligados à ditadura militar

Prefeitura convoca mais de 180 médicos para renovação de contratos com a Sesau

imposto de renda

IRPF 2025: 1° lote vai pagar 94,7 mil contribuintes em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Alvo por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

Mulher denuncia cárcere e agressões de ex-marido durante atendimento em UPA de Campo Grande 

Últimas Notícias

Polícia

Assassino de Adriano, morto a facadas em frente de conveniência, é preso após 5 meses em MS

O crime foi motivado por uma briga entre Adriano e o autor

Brasil

Lewandowski diz que governo Lula não tem interesse em interferir nas polícias

Lewandowski foi convidado pela oposição para prestar esclarecimentos sobre a PEC da Segurança Pública

MidiaMAIS

Treinador de MS se revolta com demissão de professor que deu castigo por criança não fazer tarefa: ‘Matando’

Treinador de Campo Grande lamenta e diz que é necessário "ressuscitar a educação física escolar"

Transparência

Licitação de R$ 50 milhões para instalação e manutenção de radares na Capital é suspensa

A decisão foi tomada para análise e resposta a pedidos de esclarecimento sobre o certame, conforme informou o município.